Formada em psicologia pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Terapia Familiar Sistêmica. Além da...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já se sentiu sozinho mesmo quando estava rodeado de pessoas? Muitas vezes, a solidão não se trata apenas de estar sem ninguém por perto, mas sim de uma sensação de desconexão emocional e falta de pertencimento.
Se você se identifica com essa situação, é possível que esteja se sentindo mais solitário do que imagina. Embora pareça preocupante, o mais importante neste momento é procurar ajuda de um especialista, como um psicólogo, para tratar a solidão e evitar que isso evolua para um quadro depressivo.
Para ajudar na identificação desse quadro, o MinhaVida listou 7 sintomas que podem indicar que você é uma pessoa solitária.
1. Você gostaria de ter mais amigos
Se você se pega frequentemente imaginando como seria ter mais pessoas ao seu redor, ou sente uma necessidade constante de expandir seu círculo social, isso pode ser um sinal de solidão.
2. Você sente que ninguém te entende
A sensação de que ninguém te entende é muito ruim. Mesmo estando cercado por pessoas, essa percepção de desconexão pode indicar uma solidão profunda. Se você frequentemente sente que seus pensamentos e sentimentos não são compreendidos por aqueles ao seu redor, talvez esteja mais sozinho do que pensa.
3. Você se sente sozinho, mesmo estando rodeado por pessoas
Isso acontece porque a solidão não é apenas a ausência de pessoas, mas a ausência de conexão significativa. Se você sente um vazio mesmo quando está rodeado de gente, é um forte indicativo de solidão.
Leia mais: Solidão pode aumentar o risco de doença cardíaca em mulheres
4. Você não quer socializar
A vontade de se isolar é um sintoma clássico de solidão. Parece contraditório, mas muitas vezes, quanto mais solitários nos sentimos, menos queremos socializar. Isso porque o medo da rejeição e a ansiedade social podem aumentar, tornando a ideia de sair e conhecer novas pessoas ainda mais assustadora. Se você se percebe evitando encontros e preferindo ficar em casa, pode ser um sinal de alerta.
5. Você se sente deprimido
A depressão e a solidão andam de mãos dadas. Sentimentos de tristeza profunda, desânimo e falta de energia podem ser consequências de uma vida solitária. Se você tem se sentido para baixo sem motivo aparente, é importante prestar atenção. A solidão pode estar contribuindo para esses sentimentos, tornando tudo mais difícil de enfrentar.
6. Você gasta mais tempo nas redes sociais
As mídias sociais conectam você ao mundo, mas também podem deixá-lo mais isolado dele. Se você passa horas nas redes rolando o feed e se sente pior depois de passar muito tempo online, isso pode ser um sinal de que está tentando preencher um vazio de outra forma.
7. Seus hábitos saudáveis diminuem
A solidão pode impactar sua saúde física também. Se você percebe que seus hábitos saudáveis estão diminuindo, como fazer exercícios regularmente, manter uma alimentação balanceada ou até mesmo cuidar da sua higiene pessoal, isso pode ser um reflexo da solidão. Quando nos sentimos desconectados, é comum perder a motivação para cuidar de nós mesmos.
Psicóloga explica como lidar com a solidão
Reconhecer esses sintomas é o primeiro passo para lidar com a solidão. Conversar com alguém de confiança sobre seus sentimentos e fazer terapia são as melhores formas de lidar com esse processo.
Em entrevista anterior ao MinhaVida, a psicóloga Ana Lia Clerot recomendou métodos que uma pessoa solitária pode usar a favor de seu bem-estar:
“Faça algo que goste, pratique atividade física, não fique sozinho, procure com quem conversar. Procure amigos, pessoas que compartilham de interesses semelhantes aos seus. Outro ponto é tentar ser positivo. Além disso, a terapia pode auxiliar na inserção cultural, aumentar a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. A pessoa em tratamento passa a ser mais confiante”, contou a especialista.
Leia mais: Cultivar boas amizades ajuda a trabalhar o sentimento de solidão