Priscila Izidio é nutricionista e pesquisadora em nutrição endocanabinoide.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Que o Whey Protein é um excelente aliado para quem deseja ganhar massa muscular, muita gente já sabe. O que alguns talvez ainda não saibam, é que existe um alimento ainda mais saudável e efetivo para quem sonha com os músculos: o cânhamo.
Da espécie Cannabis Sativa, o cânhamo trata-se de uma semente que já é muito popular na indústria têxtil, mas que vem ganhando espaço no universo da nutrição por ser uma planta rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como um todo.
"Os principais nutrientes estudados da Cannabis Sativa L., comumente conhecida como cânhamo, são os ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), o macronutriente proteína, micronutrientes como vitamina E (tocoferol), algumas vitaminas do complexo B (B1, B3, B5) e minerais (fósforo, magnésio, manganês, ferro, potássio e zinco)", explica Priscila Izidio, nutricionista e pesquisadora em nutrição endocanabinoide.
Leia também: Como ganhar massa muscular magra sem fazer musculação; veja
Como o cânhamo ajuda no ganho de massa muscular?
O cânhamo é excelente para o ganho de massa muscular por ser rico em proteínas de alta qualidade. Elas têm como uma de suas vantagens a riqueza em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), fundamentais para a construção muscular e rápida regeneração após exercícios.
"As sementes de cânhamo estão entre as melhores fontes de proteína vegetal, superando a maioria das outras fontes vegetais comuns em termos de teor de proteína por porção. Apenas a soja tem uma quantidade de proteína ligeiramente superior. Além disso, as proteínas das sementes de cânhamo são completas, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, o que as torna uma excelente opção para complementar dietas vegetarianas e veganas.", destaca a nutricionista.
Leia também: Como substituir leite e ovo em dietas veganas, segundo especialistas
Como consumir o cânhamo?
O cânhamo pode ser consumido de diferentes maneiras sem perder o seu potencial de nutrição. É possível:
- Comer as sementes descascadas, como nozes
- Utilizar o cânhamo em forma de óleo vegetal prensado
- Consumí-lo a partir da moagem das sementes, em forma de farinha, que pode ser acrescentada a receitas, como vitaminas e saladas
A diferença entre cânhamo e maconha
Assim como a Maconha, o cânhamo é uma planta que pertence à espécie Cannabis Sativa. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre elas.
É considerada cânhamo, qualquer linhagem de cannabis sativa com menos de 0,3% de THC (composto químico psicoativo). Já a maconha, é a planta da mesma espécie com teor de THC maior que 0,3%.
Apesar de utilizada para finalidades nutritivas e têxteis, e de não possuir efeito entorpecente, o cultivo e a comercialização do cânhamo no Brasil ainda não são permitidos.
Entre os dias 15 e 17 de novembro deste ano, no centro de exposições São Paulo Expo, acontecerá a 2ª edição da ExpoCannabis Brasil — evento que abrirá debates sobre a normalização e a regulamentação dos usos de cânhamo para fins medicinais, nutritivos e têxteis no país.
Saiba mais: Uso diário de maconha supera pela 1ª vez o de álcool nos EUA: isso é melhor ou pior para saúde?