Nutricionista funcional integrativa e fitoterapia funcional. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Os atletas brasileiros, que disputam os Jogos Olímpicos em Paris, estão insatisfeitos com a alimentação oferecida na Vila Olímpica. De acordo com informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, os esportistas estão incomodados com a falta de proteína nas refeições.
Segundo a publicação, os competidores relatam que a proteína de origem animal aparece esporadicamente e acaba rapidamente, já que são servidas pequenas quantidades. A demora pela reposição do alimento faz com que desistam de esperar.
Em abril, o Comitê Organizador das Olimpíadas anunciou a meta de reduzir a oferta de produtos de origem animal durante o evento, substituindo o menu por um predominantemente vegetariano. Sendo assim, essa é a primeira vez na história das Olimpíadas em que 60% das refeições fornecidas são vegetarianas.
Em nota, Comitê Olímpico do Brasil reconheceu o problema e afirmou estar trabalhando para resolver a questão. “Assim como outros Comitês Nacionais, o COB reportou a questão da restrição de proteína no refeitório da Vila e solicitou ajustes durante a reunião diária entre os Chefes de Missões e o Comitê Organizador Paris 2024”, declarou.
Na segunda-feira (29), o Comitê de Paris-2024 e o diretor-geral, Étienne Thobois, afirmaram que a Vila Olímpica foi abastecida com alimentos ricos em proteína.
Saiba mais: 8 alimentos com mais proteína que um ovo
Qual a importância da proteína para a saúde dos atletas?
O consumo de proteínas desempenha um papel importante para o funcionamento metabólico do corpo, sendo um alimento essencial para quem pratica atividade física. Isso porque o alimento atua na manutenção e reparação dos tecidos do corpo, como explicou a nutricionista Mariana Moretti em entrevista prévia ao MinhaVida.
“Seja para reparação, força ou construção muscular, os aminoácidos (que compõem as proteínas) são elementos fundamentais e a necessidade varia de acordo com o tipo, a intensidade, a duração e o objetivo do treino, sempre de forma individualizada”, informou.
As proteínas ainda promovem outros benefícios aos atletas, como:
- Auxilia na recuperação dos músculos pós-exercícios
- Fornece energia
- Ajuda a melhorar o desempenho, aumentando força e resistência
Saiba mais: 3 leguminosas ricas em proteína (e a primeira vai te surpreender!)