Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Lizandra Arita é psicóloga institucional e c...
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iMuitos especialistas em psicologia se dedicam a entender quais são as características que fazem com que uma pessoa se destaque no trabalho. Um bastante renomado é Daniel Goleman, doutor em psicologia pela Universidade Harvard.
Em seu livro mais recente “What Makes a Leader: Why Emotional Intelligence Matters” (“O que faz um líder: por que a inteligência emocional importa, em tradução livre) o especialista fala sobre como o nível de inteligência emocional é um dos fatores mais importantes no trabalho.
Nesta reportagem, reunimos algumas das dicas do especialista de Harvard e conversamos também com Lizandra Arita, psicóloga da Clínica Mantelli, que falou sobre habilidades importantes no ambiente de trabalho. Continue lendo!
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7 habilidades importantes no ambiente de trabalho
Segundo o especialista, a inteligência emocional abrange 12 características importantes:
- Autoconsciência emocional
- Autocontrole emocional
- Adaptabilidade
- Orientação ao sucesso
- Visão positiva
- Empatia
- Consciência organizacional
- Influência
- Orientação e tutoria
- Gestão de conflitos
- Trabalho em equipe
- Liderança inspiradora
Nesta reportagem, porém, vamos focar nas 7 habilidades mais importantes segundo Goleman e Lizandra. Veja abaixo quais são elas!
1. Orientar-se ao sucesso
Segundo Goleman, orientar-se ao sucesso significa seguir se esforçando para alcançar os objetivos apesar dos obstáculos e contratempos. “Nos tempos atuais, isso parece muito importante", afirmou em entrevista à BBC News.
“Essa habilidade é vital para quem quer alcançar seus objetivos e desenvolver uma mentalidade resiliente”, concorda Lizandra. “A resiliência depende diretamente do quanto você se autoconhece, se automotiva e está disposto a se adaptar mesmo frente às adversidades”.
Uma forma de desenvolver esta habilidade é lembrar-se constantemente da satisfação que irá sentir quando cumprir seus objetivos. Ou seja, mentalizar os resultados que você irá alcançar e não apenas o que tem que fazer no momento presente.
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2. Empatia
Ligar-se com as necessidades e sentimentos das pessoas no ambiente de trabalho é essencial segundo o especialista de Harvard. Para isso, é importante desenvolver a capacidade de escutar e fazer perguntas com atenção plena às pessoas.
Lizandra adiciona que “e não é apenas se colocar no lugar do outro, como dizem por aí”, mas sim se conectar com os sentimentos e necessidades do outro de forma profunda, saber como ele pensa, quais são seus valores e como se sente em determinadas situações. “No trabalho, isso significa ouvir atentamente e compreender a perspectiva dos colegas e clientes”, diz Lizandra.
3. Influência
Aqui, o importante não é apenas o conhecimento em si, mas sim a capacidade de transmitir seu argumento às pessoas importantes com quem precisa se comunicar de maneira convincente.
Goleman sugere práticas como dramatizações e simulações para desenvolver essa competência. “Com base nas minhas experiências como psicóloga, o medo de estar e conviver com outras pessoas bloqueia essa habilidade. Por isso, é preciso trabalhar ativamente esse sentimento em conjunto com a construção de uma imagem positiva sobre si mesmo: ‘eu acredito em mim?’, ‘eu me valorizo?’, ‘eu tenho amor próprio?’”, adiciona Lizandra.
Caso contrário, segundo ela, não será possível persuadir o outro. “Porque o medo constante de ser rejeitado por alguém gera uma ‘trava’ para a exposição e não há abertura para se tornar influente”, conclui.
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Que outras habilidades são importantes?
Além dessas três habilidades selecionadas por Goleman, Lizandra Arita falou sobre outras quatro características que ela considera essenciais para o sucesso no ambiente de trabalho.
4. Autoconsciência: conhecer a si mesmo, suas emoções e como elas influenciam suas ações e decisões. “Isso permite uma melhor autorregulação e uma comunicação mais transparente”.
5. Autorregulação: é a habilidade de controlar e redirecionar impulsos e emoções negativas. “Pessoas que conseguem se autorregular são vistas como confiáveis e equilibradas”.
6. Motivação: significa ter uma forte orientação para alcançar objetivos, acompanhada de um otimismo que não se abala com facilidade. “Pessoas motivadas inspiram os outros e criam um ambiente de trabalho dinâmico e proativo”.
7. Habilidades sociais: envolve desenvolver relações saudáveis e construtivas, comunicando-se de maneira eficaz e cooperando com os outros. “Isso envolve habilidades de negociação, resolução de conflitos e trabalho em equipe”.
A dica final é: invista no seu autoconhecimento, na empatia e na capacidade de influenciar positivamente os outros. “Assim, você estará não apenas mais perto de seus objetivos, mas também preparado para enfrentar qualquer desafio com resiliência e confiança. Lembre-se, o caminho para o sucesso começa com a inteligência emocional”, finaliza a psicóloga.