Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Muita gente se concentra em viver o momento para tentar ser feliz, mas raramente se fala que antecipar positivamente o futuro é uma forma muito eficaz de gerar emoções positivas e aumentar o bem-estar, de acordo com diversas pesquisas científicas. Numerosos estudos sugerem que ter algo pelo qual ansiar melhora o seu humor e reduz o estresse.
Pensando nisso, Jennice Vilhauer, psicóloga, PhD e especialista em terapia cognitiva, escreveu seu livro 'Think Forward to Thrive'. Baseando seu trabalho em pesquisas atuais em neurociência, Vilhauer explica como, a partir da psicologia positiva e usando a antecipação, podemos atingir nosso potencial e, o mais importante, ser mais felizes.
Leia também: O homem mais feliz do mundo diz que seguir esses 3 conselhos faz qualquer um ser feliz
Antecipação positiva e seu efeito na felicidade
Não é algo novo. O escritor inglês do século XVIII, Samuel Johnson, observou que “a antecipação da mudança” é uma das maiores fontes de felicidade humana. A antecipação é um processo psicológico no qual nos preparamos mentalmente para um determinado resultado que esperamos que aconteça no futuro.
Se ouvirmos a psicologia, veremos que grande parte da alegria da vida está envolta em expectativas. “Ter coisas pelas quais ansiar é uma importante estratégia de enfrentamento. Nos ajuda a recuperar e a nos adaptar aos fatores de estresse”, explicou Gary Small, professor de psiquiatria e ciências comportamentais na UCLA. “As coisas que antecipamos refletem a nossa percepção de nós mesmos, de quem somos e de quem seremos no futuro.”
Bem, como explica Vilhauer em seu livro, uma razão importante pela qual pensar no futuro melhora o bem-estar emocional é que grande parte do cérebro está dedicada a antecipar recompensas.
Quando antecipamos positivamente, o cérebro é ativado pela liberação de dopamina. “Imaginar coisas boas antecipadamente faz com que as pessoas se sintam melhor no momento atual”, explicou Simon A. Rego, psicólogo-chefe do Montefiore Medical Center e do Albert Einstein College of Medicine, ao New York Times, garantindo também que isso pode aumentar a motivação, o otimismo, a paciência e a redução da irritabilidade.
O que é importante aprender aqui é que você age com base no que espera, não no que deseja. O que você quer e o que você espera são completamente diferentes. Porque expectativa + ação = criação de suas experiências de vida. Ou seja, se suas expectativas forem positivas, você já deu o primeiro passo. Assim que você começa a antecipar qualquer evento, você começa a agir e a sentir de uma forma que o ajuda a se preparar para o que você acha que vai acontecer”, disse Simon em uma palestra.
Leia também: Criação de seus filhos afeta relacionamentos deles no futuro
Como podemos usar a antecipação positiva para sermos mais felizes
O especialista garante que a antecipação positiva é algo que podemos trabalhar de forma simples, por exemplo, planejando atividades que nos façam sentir bem. Não se trata de pensar na casa de campo que pretende comprar, mas no passeio pela natureza que vai fazer esta tarde ou no encontro que terá com os seus melhores amigos na próxima sexta-feira. Ter algo positivo em sua agenda no curto prazo é uma boa maneira de usar a antecipação positiva para ser mais feliz.
É importante que as metas que você traça sejam pequenas, específicas e alcançáveis para que não gerem frustração, como explica Vilhauer. Se você tem o objetivo de começar a praticar atividades físicas, por exemplo, não se proponha a ir à academia duas horas, seis dias por semana, porque além de ser mais difícil para você cumprir, quando não o fizer, você se sentirá culpado.
É muito melhor que você caminhe 30 minutos todos os dias antes de começar a trabalhar e comece adicionando alguns dias de treinamento de força na academia. Essas são metas mais alcançáveis e pequenas conquistas que, quando alcançadas, geram impulso e mantêm você focado no seu progresso.
Também é uma boa ideia visualizar resultados positivos e o caminho até eles. A especialista recomenda que você gaste alguns minutos por dia se imaginando dando passos em direção aos seus objetivos e alcançando os resultados, mas faça isso com bastante detalhamento.
“Essa prática de simular tanto o resultado quanto o processo para chegar lá é fundamental e não só aumenta a felicidade, mas também aumenta a probabilidade de alcançar o que se propõe a fazer”, afirma.
E uma última dica: adicione uma visão do futuro ao seu diário de gratidão. Já falamos sobre os benefícios desta prática e podemos ampliá-los se, além de agradecer pelo presente, você escrever sobre o que espera.
Por exemplo: “Estou grato por ter iniciado as aulas de cerâmica e estou ansioso pelo curso de dança que farei no próximo sábado”. Desta forma, não pensamos apenas no positivo do nosso presente, mas projetamos o positivo que o nosso futuro também tem.