Graduada em nutrição, pós graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, apaixonada pela profissão e por mudar a vida das...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você tem o costume de pedir água com gás no restaurante, fique sabendo que está fazendo uma escolha inteligente para o seu organismo. Mais do que uma opção de bebida refrescante, a água com gás oferece benefícios que vão muito além de matar a sede.
Além de ser uma ótima alternativa para quem está de dieta, evitando refrigerantes e outras bebidas açucaradas, ela também proporciona vantagens que variam desde uma melhor digestão até a hidratação. Se você achava que beber água com gás era puro capricho, prepare-se para descobrir como essa bebida pode ser uma verdadeira aliada para a sua saúde.
O MinhaVida entrevistou a nutricionista Fernanda Guedes, que esclareceu 4 benefícios dessa bebida gaseificada que você provavelmente não conhecia. Confira!
1. Água com gás ajuda na manutenção da hidratação
A nutricionista afirma que beber água é fundamental para a saúde do organismo e que tomar água com gás é tão eficaz quanto a água natural na manutenção da hidratação:
“Beber água suficiente ajuda a regular a temperatura corporal, transportar nutrientes e oxigênio para as células, remover resíduos, proteger as articulações e tecidos, além de manter a pele saudável”, garantiu.
Leia mais: A verdadeira razão pela qual você deve tomar café com um copo de água como fazem na Itália
2. Beber água com gás gera sensação de saciedade
Além de refrescar, a água com gás também traz uma sensação de saciedade, o que a torna uma ótima opção de bebida para quem está de dieta, conforme explica Fernanda:
“As bolhas na água com gás podem proporcionar uma sensação de saciedade mais rápida e duradoura, o que pode ser particularmente útil para quem está tentando controlar o peso. Essa sensação pode ajudar a reduzir o apetite e evitar a ingestão excessiva de alimentos entre as refeições”, afirmou a nutricionista.
3. Água com gás ajuda na digestão
Já tomou água com gás depois de comer algo que não caiu bem? A nutricionista explica que essa bebida é capaz de ajudar na digestão:
“As bolhas podem estimular a produção de ácido gástrico, facilitando a digestão dos alimentos. Além disso, pode ajudar a aliviar a constipação, promovendo movimentos intestinais mais regulares.”
4. É uma alternativa saudável em comparação ao refrigerante
Se você quer parar de tomar refrigerante, a água com gás pode ser uma grande aliada nesse processo, já que não contém nenhum aditivo que possa prejudicar a saúde:
“Os refrigerantes são frequentemente ricos em açúcar e calorias vazias, além de conterem aditivos químicos. A água com gás é uma excelente alternativa para quem gosta de bebidas gaseificadas, mas quer evitar os efeitos negativos dos refrigerantes. Ela oferece a efervescência desejada sem os açúcares e aditivos prejudiciais”, detalhou a especialista.
Leia também: Esse refrigerante é mais saudável do que suco integral e ainda ajuda a emagrecer: mito ou verdade?
Posso beber água com gás à vontade? Entenda a quantidade diária indicada
A água com gás, em sua forma pura, não engorda, pois não contém calorias. No entanto, algumas variedades de água com gás têm sódio adicionado. Por esse motivo, Fernanda recomenda que pessoas que precisam controlar a ingestão de sódio, como aquelas com hipertensão arterial, consumam essas versões com moderação.
“É importante ressaltar que, embora o consumo moderado de água com gás seja seguro para a maioria das pessoas, a ingestão excessiva pode causar desconforto gastrointestinal, como inchaço e gases. Para manter um bom equilíbrio, recomenda-se alternar o consumo de água com gás com água natural ao longo do dia”, explicou a nutricionista.
Fernanda diz que a recomendação de consumo diário de água é de aproximadamente 30 a 40 ml por quilo de peso corporal. “Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg deve consumir entre 2,1 e 2,8 litros de água por dia, somando água natural e água com gás”, concluiu.
Como incluir água com gás na dieta? Nutricionista indica 2 receitas:
1. Água com gás e frutas cítricas
Ingredientes: 1 copo de água com gás; rodelas de limão ou laranja; folhas de hortelã.
Modo de Preparo:
- Adicione as rodelas de limão ou laranja e as folhas de hortelã ao copo de água com gás.
- Deixe descansar por alguns minutos para que os sabores se misturem.
“Esta combinação não só torna a água com gás mais saborosa, mas também adiciona uma dose de vitamina C das frutas cítricas, e a hortelã ajuda na digestão”, garantiu Fernanda.
2. Água com gás e chá de frutas
Ingredientes: 1 copo de água com gás; 1 sachê de chá de frutas (por exemplo, frutas vermelhas ou chá de hibisco); cubos de gelo; rodelas de morango ou fatias de maçã para decorar.
Modo de Preparo:
- Prepare o chá de frutas usando apenas metade da quantidade de água recomendada para que fique mais concentrado.
- Deixe o chá esfriar completamente.
- Em um copo, adicione cubos de gelo, despeje o chá concentrado e complete com água com gás.
- Decore com rodelas de morango ou fatias de maçã.
“Esta receita combina os benefícios antioxidantes do chá de frutas com a hidratação da água com gás. É uma opção saborosa e refrescante para qualquer momento do dia”, afirmou.
Leia também: A ciência já tem uma resposta sobre beber água de uma garrafa exposta ao sol. Não são boas notícias