Nutricionista pela UERJ, sou Antropometrista ISAK L1, pós-graduada em Fitoterapia pela UNIFATEC, com Capacitação em Tran...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É comum que, em dias mais puxados, a gente busque meios de dar uma levantada na energia, afinal, não é sempre que acordamos com disposição — especialmente em casos de insônia na noite anterior.
Geralmente, além do clássico cafezinho, uma lata de energético tende a ser a alternativa mais comum. No entanto, existem outros meios de adquirir energia, como o pré-treino e o termogênico que, a depender das necessidades e do objetivo de cada um, podem ser uma melhor opção.
Leia também: A verdadeira razão pela qual você deve tomar café com um copo de água como fazem na Itália
Qual é a diferença entre pré-treino, energético e termogênico?
Em entrevista ao MinhaVida, Tatiane Schallitz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explicou que o energético, o pré-treino e o termogênico são suplementos que tem uma função específica no corpo e são utilizados para funções diferentes.
Energéticos
São produtos desenvolvidos para aumentar a energia mental e manter o estado de alerta e foco durante o dia. Eles não têm, necessariamente, uma ligação com exercícios físicos. Os energéticos são compostos por ingredientes como cafeína, taurina, açúcar e vitaminas do complexo B, que ajudam a combater a fadiga e a melhorar a concentração.
Pré-treino
O pré-treino é um suplemento alimentar formulado para melhorar o desempenho durante atividades físicas. A nutricionista conta que ele é eficiente quando utilizado antes dos treinos, pois proporciona energia e aumenta a resistência. Seus principais componentes tendem a ser cafeína, beta-alanina, creatina e citrulina malato, que ajudam a diminuir a fadiga e a permitir treinos mais intensos e prolongados.
Termogênico
Termogênicos são suplementos que têm como principal objetivo acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. Por este motivo, eles são frequentemente procurados por pessoas que buscam perder peso ou definir o corpo. O termogênico costuma ser composto por cafeína, chá-verde, pimenta e L-carnitina, que elevam a temperatura corporal e estimulam o uso da gordura como fonte de energia.
“Esses suplementos são diferentes em composição e propósito, e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades e objetivos individuais, sempre com a orientação de um profissional de saúde”, alerta Tatiane Schallitz.
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
Qual deles é o mais saudável?
Segundo a nutricionista, a resposta é “depende”. Alguns fatores, como dosagem, frequência de uso e resposta individual de cada um, podem influenciar no modo que o energético, o pré-treino e o termogênico atuam no organismo, podendo causar possíveis efeitos adversos. Ela lista os riscos:
- Energético: pode ser menos saudável devido ao alto teor de açúcar e à combinação de taurina e cafeína. O consumo excessivo pode aumentar o risco de doenças cardíacas, pressão alta e insônia
- Pré-treino: é seguro quando usado de forma adequada, mas, devido à cafeína e à beta-alanina, em altas doses, pode causar insônia, ansiedade, palpitações e aumento da pressão arterial
- Termogênico: são eficazes na queima de gordura, mas, se usado de forma inadequada, pode afetar negativamente o sistema cardiovascular e causar arritmias.
Opções naturais que também proporcionam energia
Existem algumas alternativas naturais que proporcionam um efeito energético muito semelhante ao dos suplementos, como energético, pré-treino e termogênico, e que oferecem menos riscos à saúde.
“Para um pré-treino natural, uma combinação de café com especiarias, como canela, gengibre ou pimenta caiena, pode aumentar a energia e o foco de forma saudável. Outra excelente opção é o consumo de sucos de frutas, como laranja, abacaxi ou beterraba, que fornecem carboidratos de rápida absorção, essenciais para fornecer energia antes do treino”, sugere Tatiane Schallitz.
Saiba mais: O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante