Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Sabemos que os peixes são ótimos por serem fontes de ômega 3, minerais e vitamina B. Por este motivo, é comum montarmos um estoque de sardinhas no armário, afinal, além de saudáveis, elas são gostosas e têm um preço bem acessível.
No entanto, há muita gente que comete um erro comum na hora de abrir a lata de sardinha: jogam o óleo fora. Para evitar o desperdício e dar uma segunda chance para o óleo da sardinha em lata, separamos algumas dicas. Confira!
Leia também: Esses são os 10 peixes considerados melhores que carne, segundo a ciência
3 dicas para reaproveitar óleo de sardinha
Ao contrário do que se possa pensar, o óleo presente nas sardinhas enlatadas pode ser consumido tranquilamente. Você pode, por exemplo, utilizá-lo para dar mais sabor a um prato de carne, peixe ou vegetais.
Para isso, coloque o óleo da sardinha em um prato, tempere com ervas, temperos, sal e um pouco de pimenta e mergulhe o alimento a ser melhorado. Cubra e deixe tudo descansar na geladeira por várias horas. Basta escorrer o pedaço de carne, o peixe ou os vegetais marinados e começar a cozinhar.
Segunda ideia: aproveitar o óleo da sardinha para fazer um molho. Este ingrediente é excelente em preparações como maionese, vinagrete ou molho. Por fim, você pode simplesmente usar o óleo de sardinha para fazer diversos preparos à base de peixe, como focaccia ou bolo de atum.
Por que não despejar o óleo de sardinha na pia?
Descartar o óleo de sardinha jogando-o na pia pode ter consequências graves. Na verdade, ao entrar em contato com a água, o óleo solidifica e pode bloquear ou danificar as tubulações. Para se livrar dos óleos comestíveis, o melhor é guardá-los em um recipiente e levá-los a um centro de reciclagem, onde serão tratados e reciclados.
Saiba mais: Como escolher o melhor óleo para cozinhar?