Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Os legumes enlatados estão nas nossas prateleiras há muitos anos, facilitando nossa tarefa de cozinhar lentilha, grão-de-bico ou feijão. Afinal, todos esses ingredientes requerem uma cozedura relativamente longa, com exceção das lentilhas. Porém, é muito comum que não saibamos se devemos ou não enxaguar os legumes enlatados antes de levá-los aos nossos pratos.
A realidade é que não há uma resposta absoluta sobre se devemos ou não enxaguar os legumes enlatados. O que sabemos é que o líquido que rega as leguminosas enlatadas (chamado aquafaba) pode ser usado na panificação e na culinária para simular o defeito que a clara do ovo causa.
Apesar disso, é necessário enxaguar os legumes em certas receitas. Neste caso em específico, é sempre aconselhável enxaguar as leguminosas enlatadas (independentemente do tipo) quando as vamos utilizar em preparações frescas, como saladas.
Depende da ocasião, obviamente, mas neste caso precisamos que os legumes estejam relativamente soltos e limpos, por isso é melhor passá-los em água fria em uma peneira na pia e retirar todos os restos de aquafaba.
O caso é diferente com os legumes enlatados que queremos preparar em ensopados, caçarolas ou receitas em que não é tão importante que estejam limpas. Além disso, vamos deixar claro que esta aquafaba permitirá deixar o caldo um pouco mais cremoso ou engrossá-lo um pouco, o que pode ser útil na hora de fazer lentilhas cozidas, grão-de-bico com bacalhau ou feijão.
A outra questão é: a água das leguminosas enlatadas têm algum valor nutricional e é por isso que devemos enxaguá-las? Bem, a resposta curta é sim.
Como a aquafaba é o líquido onde a leguminosa em questão foi relativamente cozida, também possui um pouco de sal, ou seja, possui maior quantidade de sódio do que uma simples água de cozimento. Por este motivo, se pretender reduzir um pouco o sódio da sua alimentação, é aconselhável dispensar a aquafaba, enxaguando os legumes enlatados com um pouco de água morna e deixando-os escorrer por alguns minutos.
Saiba mais: 7 receitas saudáveis com grão-de-bico