Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Stephanie Harrinson é palestrante, empreendedora, fundadora do The New Happy, escritora e especialista em felicidade. Há mais de uma década ela pesquisa o que nos faz felizes e o que nos impede de ser felizes.
Com base em centenas de estudos, ela criou um guia para a felicidade, seu novo livro “New Happy”’. Segundo a especialista, a “Old Happy” transmite a ideia de que se você está feliz a culpa é sua. “Sempre disseram três mentiras”, afirma ela no livro, “de que você não é bom o suficiente; que você precisa para alcançar fama, riqueza e poder; e que você deve fazer tudo sozinho”.
Porém, e como a própria Harvard explica e corrobora, os relacionamentos que mantemos são o fator mais importante que contribui para o nosso bem-estar e a nossa felicidade.
No entanto, e como explica o especialista, existem duas barreiras que dificultam os relacionamentos e que também são um problema para a nossa felicidade: não nos ensinam como construir relacionamentos saudáveis, e não priorizamos o desenvolvimento das competências necessárias para fazer isso.
Uma forma de fortalecer os relacionamentos que mais tarde nos farão felizes é usar a linguagem, e a especialista propõe dez frases que usa todos os dias para manter seus relacionamentos e colocar em prática o que aprendeu sobre a felicidade.
Leia também: Amizade, network, parceria: a importância das relações no bem-estar e na felicidade
“Como você realmente se sente?”
Com esta pergunta, mostramos ao outro que estamos realmente interessados em saber como ele se sente, com todo o espectro de emoções que isso acarreta. Além disso, convidamos a outra pessoa a se expressar. E ao dizer em voz alta o que sentimos e dar um nome a uma emoção, fica mais fácil de administrá-la.
“Me conte mais”
De acordo com Harvard, quatro tipos de perguntas são usadas em nossas conversas, e as perguntas de acompanhamento, que vão mais fundo e pedem mais informações, são as mais poderosas porque fazem a outra pessoa sentir que nos importamos com ela de fato.
“Eu sou grato por ter você”
A gratidão atua como um “amortecedor de estresse”, algo que se reflete, por exemplo, neste estudo em que se observou que casais gratos eram menos afetados por desafios e se sentiam mais satisfeitos com seus relacionamentos.
A especialista propõe que expressar em palavras a sua gratidão às pessoas que contribuem para o seu bem-estar, como amigos, parceiros ou colegas de trabalho também pode ser muito benéfico.
Leia também: Você pratica gratidão? Entenda como desenvolver esse sentimento
“Você é ótimo”
Receber um elogio ativa a mesma parte do seu cérebro que receber dinheiro. Dizer o que gostamos na outra pessoa e expressar um elogio tem grandes efeitos, então pense no que você gosta na outra pessoa e diga a ela.
Você pode mandar uma mensagem para sua melhor amiga e dizer que você ama o sorriso dela, ligar para sua mãe e dizer que a comida dela é a melhor do mundo ou abraçar sua parceira e dizer que você a ama.
“Eu perdoo você”
Em relacionamentos onde há maior confiança, tendemos a julgar os erros dos outros com severidade, mas devemos lembrar que todos cometem erros. Perdoar nos permite recuperar aquela “harmonia emocional” no relacionamento e tem efeitos na saúde mental.
“Siga em frente”
A vida lança obstáculos em nosso caminho e no de nossos entes queridos também, especialmente quando perseguimos um objetivo. “Nossas palavras de encorajamento podem inspirar outros a perseverar”, diz a especialista. Podemos encorajá-los com um simples “você consegue”, “continue” ou “siga em frente”.
“O que você precisa?”
Pedir ajuda é algo que, às vezes, pode nos incomodar porque temos medo de parecermos vulneráveis aos olhos dos outros. Com esta pergunta, fazemos com que eles não tenham tanto medo de pedir ajuda.
Leia também: Se você fizer essas três coisas todos os dias, será mais feliz do que a maioria das pessoas. Palavra de Harvard
“Está tudo bem que isso seja difícil para você”
Ao validar os sentimentos dos outros, podemos apoiá-los em momentos difíceis e ajudá-los a desenvolver maior autocompaixão. É muito melhor validar suas emoções do que usar frases banais como “veja o lado bom”, o que faz com que se sintam um pouco mais sozinhos, como explica o especialista.
“Eu me importo com você”
A chamada adaptação hedônica é um fenômeno que explica porque nos acostumamos com as coisas boas da nossa vida. É muito fácil presumir que alguém ao nosso redor saberá o quanto isso é importante para nós, mas é importante que expressemos isso, e não apenas pensemos.
“Eu te amo”
É a forma mais comum de expressar o nosso amor, e a verdade é que a ciência sugere que este momento de amor partilhado entre duas pessoas aumenta o bem-estar de ambas as partes, a satisfação da relação e o sentido da vida.
A especialista garante que se quisermos ser felizes temos que ser generosos nas nossas expressões de amor, e “eu te amo” é uma das formas mais claras, concisas e diretas de fazê-lo.
Leia também: 15 sinais de que você está num relacionamento abusivo