Dra. Jennifer Emerick Ramos é uma médica apaixonada pela abordagem integrativa e funcional da medicina. Formada pela Esc...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A hora do almoço costuma ser um dos momentos mais deliciosos do dia, mas o sono que vem logo em seguida nem sempre é tão bom assim, especialmente para aqueles que, após a refeição, devem voltar a seus afazeres, como estudo ou trabalho.
Para te ajudar a domar a sonolência neste momento tão inoportuno, o MinhaVida conversou com a nutróloga e gastroenterologista Jennifer Emerick Ramos, que, primeiramente, explicou a razão pela qual sentimos sono depois de almoçar.
“Sentir sonolência após as refeições, especialmente após o almoço, é um fenômeno muito comum, mas não pode ser considerado normal. Isso acontece porque o corpo direciona mais sangue para o sistema digestivo para digerir os alimentos, o que pode diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em sensação de cansaço e sono”.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Alimentos responsáveis pelo sono depois do almoço
Jennifer Emerick Ramos explica que existem uma série de alimentos que têm ligação direta com o sono que surge após uma refeição. São eles:
1 - Carboidratos refinados
Alimentos ricos em carboidratos refinados, como pão branco, massas, arroz branco, bolos e doces, podem aumentar o nível de insulina rapidamente no sangue, causando, consequentemente, a sonolência.
2 - Alimentos ricos em gordura
Fritura, queijos e carnes gordurosas demandam mais energia para a digestão, assim sendo, também são ingredientes que podem ser responsáveis pela sensação de cansaço.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
3 - Alimentos ricos em triptofano
Alimentos ricos em triptofano, como peru, ovos, laticínios e soja, têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, fazendo com que a pessoa fique mais relaxada e sonolenta.
4 - Doces e sobremesas açucaradas
Comidas açucaradas causam um pico inicial de energia seguido de uma queda abrupta, resultando em cansaço quase repentino.
Leia também: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
Como vencer o sono após o almoço?
Segundo Jennifer, para lidar com o sono após o almoço, basta seguir as seguintes dicas:
- Evite refeições pesadas: opte por porções moderadas e refeições equilibradas em proteínas, fibras e gorduras saudáveis
- Coma mais vegetais: alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicêmico ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o cansaço
- Hidrate-se bem: a desidratação pode intensificar a sensação de cansaço, então mantenha-se hidratado
- Atividade física leve: uma caminhada curta após o almoço pode ajudar a melhorar a circulação do sangue no corpo e diminuir a sonolência
- Café ou chá verde: o consumo moderado de cafeína pode ajudar a afastar o sono, mas evite exagerar, pois pode causar agitação
- Descanso breve: se possível, um cochilo curto de 10-20 minutos pode restaurar a energia sem interferir no sono noturno
“Implementando pequenas mudanças na alimentação e no estilo de vida, você consegue evitar o sono após o almoço e aumentar a produtividade”, finaliza a nutróloga.
Leia também: Comida que ajuda a emagrecer: esses 7 alimentos que podem acelerar seu metabolismo