Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Residência Médica em Neurologia pela Santa Casa de Mis...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Sonolência?
Sonolência, ou hipersonia, é um distúrbio em que a pessoa sente muito sono durante o dia ou tem um sono prolongado durante a noite. Cada pessoa precisa de uma quantidade específica de horas de sono para se sentir bem. Algumas precisam dormir por nove horas, enquanto outras funcionam perfeitamente dormindo apenas sete horas por noite. Contudo, deve-se investigar distúrbios do sono quando há sonolência em excesso.
Pessoas com hipersonia têm muita dificuldade em realizar atividades básicas durante o dia, pois estão frequentemente cansadas. Elas também podem estar mais propensas a sofrer e/ou causar acidentes por causa da debilitação que a sonolência causa.
É importante ressaltar que sonolência não é narcolepsia, doença que faz com que a pessoa durma de forma inesperada e incontrolável. Pacientes com sonolência podem permanecer acordados, mas se sentem extremamente fatigados.
Causas
O que causa sonolência?
A sonolência primária normalmente tem como causa problemas nas regiões do cérebro que controlam as funções de sono e os períodos acordados. Já a sonolência secundária é um sintoma de alguma condição que causa a fadiga, dentre elas:
- Apneia do sono
- Doença de Parkinson
- Insuficiência renal
- Síndrome da fadiga crônica
- Depressão
- Anemia
- Obesidade
- Alguns tipos de câncer
- Mudanças hormonais
- Baixo funcionamento da tireoide
- Trauma na cabeça
-
Quimioterapia
-
Uso de alguns tipos de medicamentos
-
Uso de drogas ou álcool
Tipos
Tipos de sonolência
Existem dois tipos de sonolência, a primária e a secundária:
- Sonolência primária: acontece sem nenhuma outra condição médica envolvida, apenas o excesso de fadiga. Pode ter relação com alterações nas regiões do cérebro que controlam o sono
- Sonolência secundária: é ocasionada por alguma doença, como apneia do sono, doença de Parkinson, insuficiência renal, síndrome da fadiga crônica, entre outros
Sintomas
Sintomas de sonolência
A sonolência por si só é um sintoma, mas ela pode trazer consigo outros sinais, como:
- Fadiga durante o dia
- Irritabilidade
- Memória afetada
- Dificuldade para acordar
- Desorientação
- Falta de concentração
Diagnóstico
Diagnóstico de sonolência
O diagnóstico da sonolência começa com uma consulta médica, que pode ser com clínico geral ou com um especialista em saúde do sono. Alguns processos podem ser comuns no diagnóstico das causas da sonolência:
- Exames de sangue
- Exames de imagem, como radiografia (raio X) e ressonância magnética
-
Uso da “Escala de Sonolência de Epworth”, que visa avaliar o grau de sonolência
-
Polissonografia
-
Testes de latência múltipla do sono (MSLT)
Buscando ajuda médica
Se a pessoa estiver acordando frequentemente cansada, não se sentir disposta durante o dia, tiver períodos de sonolência durante o dia ou precisar dormir cada vez mais horas para se sentir descansada, é importante procurar ajuda médica. Pode ser necessária uma consulta com um especialista em medicina do sono. Para ter certeza sobre o diagnóstico de sonolência o médico pode pedir uma série de exames, inclusive um diário com anotações de quantas horas o paciente dormiu.
Tratamento
Tratamento para a sonolência
O tratamento dependerá da causa do sintoma, mas podem ser recomendadas mudanças na dieta e no estilo de vida, assim como a prescrição de algum tipo de estimulante. Em casos em que outras condições e doenças possam estar causando sonolência, o tratamento será focado em resolver estas condições. Assim, a sonolência será tratada de forma secundária.
Prevenção
Para prevenir distúrbios do sono, como a sonolência, recomenda-se que o paciente tenha uma vida saudável, que inclui:
- Ter uma dieta equilibrada
- Evitar alimentos hipercalóricos, pois já há estudos que os ligam ao aumento da sonolência durante o dia
- Jantar moderadamente
- Dormir horas suficientes durante a noite, em um ambiente escuro, sem barulhos e confortável
- Praticar exercícios físicos
- Se for fumante, parar de fumar
- Controlar a quantidade de álcool, de refrigerantes e de outras bebidas que tome regularmente
- Não fazer uso de drogas recreativas
- Não usar medicamentos para dormir ou estimulantes sem recomendação médica
Referências
Instituto do Sono: referência mundial em diagnósticos e pesquisas de distúrbios de sono.
Fundação Nacional Americana do Sono: reúne informações abrangentes sobre saúde extraídas de fontes de alta qualidade e revisadas por especialistas na área
Healthline: busca tornar as informações de saúde e bem-estar acessíveis, compreensíveis e acionáveis para que os leitores possam tomar as melhores decisões possíveis sobre sua saúde