Coordenadora de conteúdo científico da Puravida Nutricionista e mestra em ciências pela Universidade Federal de São Paul...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você adora comer macarrão, mas acha que precisa abrir mão desse prato na sua dieta para emagrecer, aqui vai uma boa notícia: não é preciso! O macarrão pode continuar no seu cardápio, mesmo que a sua meta seja a perda de peso. Afinal, ele é uma fonte importante de carboidrato que fornece a energia que o corpo precisa para fazer exercícios, caminhar e realizar outras atividades ao longo do dia.
O segredo do macarrão está em equilibrar a sua dieta com outros nutrientes e incluir alimentos que potencializam a saciedade e a qualidade da refeição. Quer saber como transformar seu prato de macarrão em uma opção saudável para a perda de peso? A nutricionista Priscila Gontijo indicou os ingredientes certos. Veja só!
O macarrão é uma opção saudável para quem quer emagrecer?
Se você está no processo de emagrecimento, Priscila explica que o macarrão pode ser uma opção saudável, especialmente quando você escolhe as versões mais nutritivas, como o macarrão integral ou com ovos.
“Essas opções oferecem mais fibras, vitaminas, minerais e proteínas em comparação com o macarrão tradicional. As fibras, por exemplo, ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que pode ser ótimo para evitar exageros nas refeições. Além disso, elas contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é um ponto positivo para quem busca emagrecer de forma saudável.”
Em termos de quantidade, uma porção sugerida para uma dieta de 2000 kcal varia de 50g a 100g de macarrão por dia. No entanto, cada pessoa tem necessidades energéticas diferentes, principalmente se o objetivo é perder peso: “Normalmente, dietas voltadas para o emagrecimento têm um total calórico menor que 2000 kcal, o que significa que a quantidade de carboidratos, e consequentemente de macarrão, pode precisar ser ajustada”, afirmou a nutri.
Por isso, o ideal é buscar orientação de um nutricionista, que vai adaptar a dieta às suas necessidades e garantir que você alcance seus objetivos sem abrir mão de uma alimentação gostosa.
Leia mais: Receitas fáceis com macarrão: confira 8 opções gostosas e saudáveis
Nutricionista indica os melhorer ingredientes para colocar no macarrão
Quando pensamos em preparar uma travessa de macarrão, é comum imaginar aquele molho cremoso e uma generosa quantidade de queijo parmesão por cima. Mas, segundo a nutricionista Priscila Gontijo, é possível deixar essa refeição ainda mais gostosa e nutritiva com alguns ingredientes saudáveis, que não vão pesar no prato:
Comece pela base: o macarrão integral. “Ele é uma escolha muito mais nutritiva do que o tradicional, pois contém mais fibras, vitaminas e minerais que ajudam no funcionamento do intestino e na saciedade”, recomenou a especialista. Esse já é o primeiro passo para uma refeição mais equilibrada.
Na hora de escolher as proteínas, opte pelas versões magras. Ovos cozidos, peito de frango desfiado ou em cubos, ou até mesmo carne moída de patinho ou músculo são ótimas opções. Esses ingredientes vão garantir a presença de proteínas importantes para o corpo, sem carregar a receita com gorduras saturadas.
Agora vem a parte colorida: os vegetais. Tomates em pedaços ou em suco, abobrinha, cenoura, brócolis e couve-flor são alguns dos ingredientes que não podem faltar. Eles fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes, além de dar um toque de frescor e crocância. Se você gosta de um toque extra de verdura, repolho e agrião também são bem-vindos e trazem ainda mais nutrientes ao prato.
A dica final da nutricionista é evitar os molhos industrializados e o excesso de queijo: “Embora eles possam deixar a refeição mais palatável, também adicionam gordura, aditivos artificiais e muito sódio – nada ideal para quem deseja manter a saúde em dia, especialmente se o consumo de macarrão for frequente”, alertou Priscila.
Com essas sugestões, você transforma o seu macarrão em uma refeição muito mais equilibrada, saborosa e cheia de nutrientes.
Leia também: Para esse especialista, contar calorias para emagrecer é errado. Eis aqui a verdadeira fórmula