Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Embora uma parte da Geração Z ainda tenha alguns anos para ingressar no mercado de trabalho – porque têm entre 14 e 29 anos – a maioria dos que já ingressaram no universo da vida adulta está com sérios problemas para ganhar a confiança de seus chefes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Generation Lab, eles têm muita clareza sobre a solução para seu problema de produtividade.
Leia também: Vai para uma entrevista de emprego? Essas 4 dicas podem te ajudar a lidar com a ansiedade
Geração Z contra a semana de trabalho de 4 dias
Embora 19% pensem exatamente o contrário, 81% de uma pesquisa de 1.033 jovens afirmam que a jornada de trabalho de quatro dias é a chave para tornar mais produtivas as empresas onde trabalham. Os estudos mais recentes sobre a redução do tempo que passamos trabalhando todas as semanas parecem provar que estão certos.
Em um estudo com empresas espanholas que estão testando a semana de trabalho de quatro dias, a experiência parece certificar que os trabalhadores que se encontram nestas condições estão mais descansados, são mais criativos, melhoram o seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e, além de serem mais felizes e comprometidos com o trabalho, a produtividade melhorou, tornando o uso do tempo mais eficiente.
Na verdade, embora o debate sobre o trabalho home office pareça estar em queda livre, há unanimidade em relação ao fato de que as boas condições de trabalho pareça ser maior no turno de quatro dias do que no caso do trabalho remoto.
Nesse caso, a pesquisa refletiu que apenas 40% preferiam trabalhar em casa em vez do escritório. Onde parece haver maioria é na necessidade de encontrar um equilíbrio que seja confortável para todos, trabalhadores e empregadores.
O Fórum Econômico Mundial reconheceu que, após um teste com 360 mil trabalhadores, os resultados aprovados pela ciência e por uma comissão de saúde seguiram um caminho semelhante. Foi demonstrado que algo aparentemente tão simples como reduzir a semana para 4 dias de trabalho reduz os níveis de estresse e fadiga, ao mesmo tempo que aumenta a felicidade geral dos funcionários.
Até mesmo gigantes como a Microsoft, reconheceram ter experimentado um aumento de 40% na produtividade dos seus trabalhadores, apesar de passarem um dia a menos no escritório.
Leia também: A falta de dinheiro pode te adoecer e esse psicólogo explica o porquê