Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Especialista em Eco...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Após inúmeras teorias sobre qual condição acometia Raquel Brito, que desistiu do reality show A Fazenda após passar mal em uma prova, na última sexta-feira (11), foi revelado o diagnóstico: miocardite aguda.
Segundo o boletim médico, a jovem, internada no dia 8 de outubro com fortes dores na região do tórax, esse diagnóstico se deu a partir da avaliação clínica e de exames de imagem.
Em uma publicação nas redes sociais, foi informado que Raquel já iniciou o tratamento e que recebeu alta na última quinta-feira (10). “Ela ainda continua em repouso e observação e, em breve, será liberada para viajar e retornar para Salvador”, disse sua assessoria.
Já na manhã desta segunda (14), Raquel Brito voltou a passar mal durante um passeio em um shopping de São Paulo, no qual estava acompanhada de sua mãe e de uma seguidora.
“Eu fui andar no shopping para ver gente, ver loja, distrair minha mente um pouco. Quando dei dois passos dentro do shopping, deu uma sensação de desmaio, pareceu que eu ia cair. Eu louvo a Deus que o shopping tem ambulatório. Eles me pegaram, me deram remédio para estabilizar minha situação”, desabafou em suas redes sociais.
Leia também: Dor no peito: é infarto do miocárdio ou excesso de gases? Saiba diferenciar
O que é miocardite?
A miocardite é uma inflamação no miocárdio, músculo do coração responsável por bombear sangue para os outros órgãos do corpo. Essa é uma condição rara que pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.
Quais são os sintomas de miocardite?
Os sintomas de miocardite tendem a variar conforme a sua gravidade. Entre os principais, estão:
- Fadiga
- Dor no peito
- Febre
- Falta de ar
- Tontura
- Palpitações
- Insuficiência cardíaca
O que causa miocardite?
Em entrevista anterior ao MinhaVida, o cardiologista Júlio Galvão explicou que, geralmente, a miocardite não tem uma causa conhecida, mas dentro das razões comuns, ele destacou:
- Doenças sistêmicas (sarcoidose, tireotoxicose)
- Uso de toxinas cardíacas (álcool, cocaína, antraciclina, ciclofosfamida)
- Reações de hipersensibilidade (por antibiótico, picada de insetos, etc.)
- Histórico de dengue e caxumba
- Radiação
- Processos infecciosos por fungos, bactérias e vírus
- Infecção por coronavírus
“O acometimento do músculo cardíaco pelo vírus da COVID-19 parece acontecer por mecanismo de ação direta ou por induzir elevação de citocinas inflamatórias”, esclareceu o especialista.
Leia também: Coceira na vagina: o que pode ser, causas e remédios caseiros