Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Cuidar da saúde é uma prioridade que, às vezes, acabamos deixando de lado, mas que é essencial para vivermos bem. Dentre as diferentes formas de zelar pelo nosso bem-estar, a proteção através da vacinação é uma das mais eficazes. E quando se trata da prevenção do câncer, existe uma opção que se destaca: a vacina contra o HPV.
Ela atua estimulando o sistema imunológico na produção de anticorpos, que protegem o organismo contra os vírus que podem causar alguns tipos de câncer. Para aqueles que têm mais de 14 anos, a vacina contra o HPV não é gratuita pelo SUS, mas pode ser facilmente encontrada em farmácias como a Drogasil.
Tipos de câncer que podem ser prevenidos através da vacinação
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção que está associada ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. Ele não costuma apresentar sintomas na maioria das pessoas infectadas, embora o aparecimento de lesões na pele, como as verrugas, seja comum em momentos de baixa imunidade.
Com a vacina contra o HPV, é possível minimizar as chances de desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer:
- Câncer de colo do útero
- Câncer de garganta (orofaringe)
- Câncer anal
- Câncer de pênis
- Câncer vulvar e vaginal
O contágio da infecção acontece, principalmente, através do contato sexual, incluindo relações vaginais, anais e orais. Durante o sexo oral, por exemplo, o vírus pode ser transmitido para a boca e a garganta, favorecendo o desenvolvimento de câncer de orofaringe. Por isso é tão importante que adolescentes se vacinem antes de iniciar a vida sexual, embora seja igualmente eficiente que adultos ainda não infectados com o vírus se vacinem para se proteger.
Para além da vacinação, o meio mais eficaz de prevenção, esses tipos de câncer podem ser evitados por meio de hábitos de vidas saudáveis, como o uso de preservativos durante as relações sexuais, o término do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, a alimentação saudável e a realização de exames regulares.
Quem tem acesso à vacina contra HPV?
Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para:
- Meninas e meninos de 9 a 14 anos (dose única)
- Pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos
- Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos (homens e mulheres)
- Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV
- Pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) a partir de 2 anos.
Cabe ressaltar que o ato de se vacinar contra o HPV é fundamental para proteger a própria saúde e reduzir a disseminação do vírus para outras pessoas. Assim sendo, se você não faz parte do grupo de risco citado acima, converse com um profissional da saúde, procure uma farmácia próxima de você e conte com parceiras de todo dia da Drogasil para manter sua imunização em dia.
Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. HPV. Ministério da Saúde - Gov.br, [S. l.], p. 1-1, 1 out. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv. Acesso em: 18 out. 2024.
A CIÊNCIA garante: vacinas contra HPV são seguras e protegem crianças e adolescentes: O vírus pode causar câncer do colo do útero, de pênis, de ânus, de uretra e de garganta e verrugas genitais. Ministério da Saúde - Gov.br, [S. l.], p. 1-1, 11 abr. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com- ciencia/noticias/a-ciencia-garante-vacinas-contra-hpv-sao-seguras-e-protegem- criancas-e adolescentes#:~:text=O%20imunizante%20previne%20uma%20s%C3%A9rie,e%20%C3%A0%20efic%C3%A1cia%20da%20a%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 18 out. 2024.