Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Existem pessoas que podem ser definidas como “vampiro emocional”. Sempre que acontece alguma coisa, elas se vitimizam em qualquer circunstância. Certamente em algum momento da sua vida você já se deparou com alguém assim. Uma pessoa que parece presa no papel de vítima.
Não dizemos que tudo o que nos acontece é culpa nossa, mas não é real que sejamos vítimas de tudo o que nos acontece, e há pessoas que, nesse papel de vítimas, se sentem confortáveis mesmo que não seja o melhor padrão para eles ou para aqueles ao seu redor. Assim sendo, esses 11 sinais irão te ajudar a detectar aquela pessoa que sempre se vitimiza.
Leia também: Gaslighting: como reconhecer que você está sendo manipulado?
1 - É sempre culpa de outra pessoa
É o sinal mais claro. Eles nunca são responsáveis por nada. Todos nós, em maior ou menor grau, cometemos erros. Ninguém é poupado. Todos cometemos erros, erramos e erramos.
Errar não mede o seu valor como pessoa e entender que nenhum erro nos define nos ajudará a começar a ser capazes de aceitar a culpa, assumi-la e aprender com ela. Alguém que sempre faz o papel de vítima nunca assume a responsabilidade por seus erros ou os admite.
2 - Drama é seu melhor amigo
A vita das pessoas que se fazem de vítima é como se fosse uma novela intensa, onde elas se enxergam como protagonista. A mentalidade de vítima torna-se forte graças a um drama constante que mantém a atenção voltada para eles e reforça a visão de que a vida está constantemente contra eles.
3 - Precisa de atenção constante e de ser “resgatado”
Quem sofre de vitimização sempre quer chamar a atenção e ser, de alguma forma, resgatado. Em vez de procurar ajuda eficaz ou empatia legítima, a pessoa que se faz de vítima procura despertar a pena dos outros e, até esse ponto, confirmar que não consegue resolver os problemas sozinha.
4 - Eles carregam a negatividade como sua bandeira
Não queremos que você acredite que o positivismo tóxico é necessário para não parecer vítima, mas o extremo oposto, uma negatividade exacerbada e irrealista, é um sinal de que podemos estar olhando para alguém que sofre de vitimização.
O pensamento negativo pode levar a um maior risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Alguém que faz o papel de vítima tende a erradicar quaisquer pensamentos que não sejam negativos sobre sua vida e o que acontece com ela.
5 - Eles são rancorosos
Se pensarmos que quem faz o papel de vítima só tem espaço para as coisas ruins que os acontecem, o que faz você pensar que ele vai esquecer aquela vez que você o machucou? Uma pessoa que sofre de vitimização lembra-se de cada pequeno mal que lhe foi causado e menciona-o sempre que tem oportunidade.
6 - Eles buscam constantemente validação externa
Por terem falta de assertividade, capacidade de expressar os próprios interesses e defendê-los dos outros, é possível que isso provoque uma necessidade constante de validação.
Pessoas que sempre fazem o papel de vítima buscam confirmação externa de sua narrativa interna de ser vítima. Ou seja, é uma tentativa de fazer com que as pessoas validem o seu estatuto de “vítimas”. Eles não precisam de um “o projeto não deu certo, mas você fez um ótimo trabalho”, mas sim de um “você tem razão, o chefe está contra você”.
Leia também: As nove frases que pessoas resilientes dizem a si mesmas todos os dias, segundo um psicólogo de Harvard
7 - Eles não são empáticos
Se pensarmos que uma pessoa está obcecada em ser o centro do desastre absoluto que a acompanha todos os dias de sua vida, pensar que ela pode demonstrar alguma empatia seria ser muito otimista. Não há espaço para a dor dos outros, apenas para a pessoa que se vitimiza.
8 - Eles sabem como manipular
Na mesma linha, quando falamos de alguém que faz o papel de vítima, não é de surpreender que ele tenha muitos traços de manipulação. Fazer o papel de vítima exige constantemente uma grande capacidade de manipulação, quase como se tivesse um dom.
Eles conseguem distorcer as situações e manipular os fatos para se adequarem à sua narrativa e fazer com que você se sinta constantemente culpado ou arrependido pela situação deles, portanto, se você tem um relacionamento próximo com essa pessoa, isso pode afetar sua autoestima.
9 - Eles desconfiam das pessoas
A falta de confiança é o resultado de pensar que todos estão contra você. O vitimismo faz com que as pessoas que o sofrem sofram de falta de confiança.
10 - Eles estão presos no passado
É mais do que provável que uma pessoa que vive pensando que é uma vítima fique obcecada com as feridas, os fracassos e as injustiças do passado, como se essa fosse a sua zona de conforto que justifica ainda mais aquela mentalidade de vítima.
11 - Eles têm problemas com limites
Estabelecer limites saudáveis é crucial para manter relacionamentos equilibrados e promover a autoestima, mas se estivermos lidando com uma pessoa que tende a se fazer de vítima, não será um conceito muito definido no caso dela.
A razão é que eles tendem a ignorar completamente os limites dos outros (e os seus próprios). Podem compartilhar detalhes demais, invadir o espaço pessoal de outras pessoas ou permitir que outras pessoas ultrapassem os seus limites com frequência, reforçando ainda mais o seu status de vítima.
Leia também: 15 sinais de que você está num relacionamento abusivo