Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Embora não possa parecer à primeira vista, a autoestima é fundamental não só para cuidar da saúde mental, mas também para aprender a estabelecer limites, a se desenvolver pessoalmente, a progredir e a continuar a aprender.
Uma pessoa com boa autoestima se aceita, é capaz de se julgar objetivamente e tem clareza sobre suas habilidades e pontos de melhoria. Ela se avalia positivamente e tem uma atitude positiva consigo mesma. Porém, quem tem baixa autoestima se sente inferior e desanimado diante dos desafios.
Se quisermos cultivar essas áreas da inteligência emocional, existem alguns pequenos rituais ou hábitos que podemos acrescentar ao nosso dia a dia que nos ajudam a melhorar a nossa confiança e autoestima, mesmo sem percebermos.
1. Faça exercício físico
A atividade física pode ajudar as pessoas a alcançar um autoconceito positivo e promover o bem-estar psicológico através da melhoria das percepções físicas e da satisfação corporal. Ou seja, nos ajuda a nos ver melhor e aumenta a autoestima.
Além disso, ao fazer exercício nos superamos, o que nos faz ganhar confiança. Pense nisso: você está na academia levantando pesos e fazendo exercícios de força. No primeiro dia você levanta tão pouco que fica com vergonha. Depois de alguns meses de esforço, você quintuplicou seu peso e ganhou confiança de que pode fazer muito mais do que pensava. Esse pensamento não fica só na academia, pode ser extrapolado para a vida.
2. Escreva um diário de gratidão todas as manhãs
Os diários de gratidão consistem em escrever coisas que acontecem em nossa vida diária que nos fazem sentir gratos e felizes. E, nesse caso, é aconselhável escrever logo pela manhã para começar o dia com o cérebro concentrado nas coisas boas e evitar cair no estado de “tudo está dando errado para mim”.
Facilite as coisas e, ao acordar, pense em cinco coisas pelas quais você é grato naquele dia. Pode ser algo tão simples como acordar com o sol entrando pela janela ou algo mais elaborado, como ver um amigo que você não abraça há algum tempo.
Essa prática simples não apenas te ajuda a ver a felicidade nas pequenas coisas, mas também a valorizar os bons momentos que vive e a adotar uma atitude mais positiva em relação à vida.
3. Pratique a conversa interna positiva
Se você pensar em como fala consigo mesmo, talvez se pegue dizendo coisas como “Sou um idiota”, “Faço tudo errado” ou coisas semelhantes. Essa conversa interna negativa tem mais efeito do que você imagina. A maneira como você fala consigo mesmo pode afetar diretamente sua felicidade, sua autoestima e sua opinião sobre si. Ao terminar seu diário de gratidão, escreva três coisas que você gosta em si ou algo de que queira se convencer. “Eu sou bom em meu trabalho”, “Eu vou conseguir X”, “Eu sei que posso fazer isso”.
Escreva e repita em voz alta. As afirmações, quando realistas e praticadas com persistência, podem ser uma ferramenta de autoajuda com capacidade de motivar, aumentar a autoestima e a confiança.
4. Reflita no final do dia
Para isso, é muito prático fazer um diário que nos ajude a rever o dia, analisar as emoções que vivemos, as experiências e até o que aprendemos naquele dia. Não precisamos de mais de dez minutos, mas nos ajuda a ter uma visão muito mais objetiva e evita que fiquemos apenas com as coisas ruins que podemos ter vivido naquele dia.
Fazemos uma análise global do dia e não de um momento específico que seria levado pelo chamado viés da negatividade. Com esse hábito e ao dar um passo atrás vemos tudo de uma forma mais holística, o que nos ajuda a tirar o drama de algumas situações e a lidar com elas com mais confiança caso voltem a acontecer.
5. Pratique o autocuidado todos os dias
Repita este mantra: sou importante para mim. Temos a tendência de pensar nas necessidades e desejos dos outros e colocá-los acima dos nossos, mas já sabemos que para cuidar dos outros precisamos primeiro estar bem. Daí a importância de praticar o autocuidado da maneira que mais lhe agrada.
Pode ser passar 15 minutos lendo, fazendo skincare no final do dia ou bebendo um chá quente enquanto assiste “Bridgerton”. Faça o que te deixa feliz, mas dedique um tempo a si todos os dias porque você notará a diferença.
Saiba mais: Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia