Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O volume excessivo na região da barriga costuma ser uma característica bem incômoda para algumas pessoas, e saber diferenciar e entender as razões por trás do abdômen saliente é crucial para solucionar o problema.
Para te ajudar com isso, o MinhaVida conversou com Leticia Canelada, nutricionista do Instituto Ideias, que explica qual é diferença entre inchaço e gordura abdominal. Confira abaixo!
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
Inchaço abdominal x gordura abdominal
Segundo a especialista, para diferenciar inchaço e gordura abdominal, primeiramente, é preciso levar em consideração três principais sinais:
1 - Localização
“O inchaço tende a ser temporário e melhora rapidamente com pequenos ajustes na alimentação. Já a gordura abdominal se acumula de maneira mais estável, principalmente na região do umbigo para baixo e não muda rapidamente de tamanho”
2 - Sensação
“O inchaço vem, geralmente, acompanhado de desconforto, "barriga dura" e gases. A gordura abdominal, por sua vez, não provoca dor ou desconforto imediato, exceto em casos onde o peso ou a mobilidade são afetados”.
3 - Duração
“O inchaço é temporário, desencadeado por fatores específicos, como uma alimentação inadequada e/ou retenção de líquidos, enquanto a gordura abdominal é uma condição de longo prazo, relacionada ao acúmulo de tecido adiposo (gordura) pelo consumo crônico de calorias em excesso”.
Leia também: Se você tem mais de 50 anos e quer ganhar massa muscular, precisa incluir esses 7 alimentos no cardápio
As principais causas do inchaço abdominal
Uma série de fatores pode influenciar no inchaço na região abdominal. Dentre os principais, a Letícia lista:
- Má digestão
- Constipação (prisão de ventre)
- Alterações hormonais, como flutuações no ciclo menstrual
- Dibiose intestinal (responsáveis pelo acúmulo de gases)
- Hipocloridria
- Excesso de sódio
Como tratar o inchaço abdominal?
A nutricionista explica que para tratar o inchaço abdominal, além de controlar o estresse, aderir às práticas de atividades físicas e ajustar consumo de água adequado (50ml x quanto você pesa em kg), é muito importante descartar qualquer tipo de sensibilidade e/ou intolerância alimentar.
“Às vezes, você está se esforçando para ter uma alimentação mais saudável e apesar de ter melhorado a qualidade dos alimentos que você come, há algum que tem se mostrado incompatível com o seu organismo apesar de ser considerado saudável em linhas gerais. Por exemplo, o ovo é um alimento incrível, todavia, se você apresenta sensibilidade à clara do ovo, ele deixa de ser tão incrível assim para você”, orienta.
Marcar uma consulta com um especialista, como um nutrólogo ou um nutricionista, é fundamental para solucionar o inchaço abdominal, principalmente, se ele for um problema recorrente.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio