Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Como diz o neurocientista Andrew Huberman, nosso cérebro não foi projetado para suportar estresse e ansiedade constantes. Não podemos viver tentando prever tudo. E parece que Steve Jobs, uma das pessoas mais influentes do nosso tempo, sabia bem disso.
Graças a ele a Apple existe, e certamente hoje não saberíamos da existência da Pixar se não fosse pelo que ele fez quando John Sculley o demitiu de sua própria empresa. Fora isso, jobs sempre teve outros projetos em mãos, o que aumentava o estresse que já sofria.
Alguém assim precisa de algo para se manter feliz. Um hábito. Uma forma de viver e compreender a vida. E Steve tinha isso. Além de suas frases sobre sucesso, esse hábito é revelado em seu discurso em Stanford e pode ser resumido em uma palavra: confiança. Com isso já temos um longo caminho a percorrer e foi assim que ele fez.
Leia também: A regra das cinco horas: o hábito simples que Bill Gates ou Elon Musk aplicam para melhorar sua produtividade
Deixar ir e confiar no processo: a fórmula mágica de Steve Jobs
Jobs disse que temos que confiar: “Confie que os pontos se conectarão em algum momento. Você tem que confiar em algo: seu instinto, destino, vida, carma, seja o que for”. Essa foi a razão pela qual ele abandonou os estudos universitários. “Decidi deixar isso e confiar que tudo daria certo.”
"Muitas das coisas que descobri através da minha curiosidade e intuição revelaram-se mais tarde inestimáveis. Se eu não tivesse abandonado a escola, nunca teria feito aquela aula de caligrafia, e os computadores pessoais não teriam a tipografia maravilhosa que eles têm".
Para Steve, o importante para ser feliz era, por um lado, confiar e, por outro, saber se desapegar. Em algum momento você pode não ter as coisas claras ou não saber se este projeto vale a pena. Nem mesmo se vai funcionar. Mas se a sua intuição lhe diz para ir em frente, vá em frente. Você tem que confiar que tudo dará certo. E se der errado, deixe-se levar e algo mais aparecerá.
Confie no processo. Tudo acontece por uma razão. Podemos não ver a olho nu, mas se nos deixarmos levar e ligarmos os pontos, tudo ficará mais claro. Foi assim que Steve Jobs concentrou sua vida, e isso foi crucial para o seu sucesso.
Há muito trabalho por trás disso, é claro, mas ter confiança deve fazer parte do processo. Se você não acredita que vai conseguir, por mais que trabalhe, você não vai conseguir. Se algo não tem solução, não adianta se preocupar e, se tiver, é melhor trabalhar para encontrá-la. Resumindo, trata-se de combinar tudo isso, como fez o Steve, e a partir daí o resto virá aos poucos.
Leia também: Albert Einstein disse que o segredo da felicidade está em viver a vida inspirada nessas palavras