Diretora Clinica do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. Médica graduada pela Universidade Federal de Goiás,...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando se fala em café da manhã, o pão costuma ser a escolha favorita e prática entre as pessoas para começar o dia. No entanto, nem todos os tipos de pão são bem vistos pelos nutricionistas. Afinal, muitos podem conter aditivos, excesso de açúcar e farinhas refinadas, que pouco contribuem para a saúde.
Se você quer saber qual é a opção de pão que merece um lugar de destaque no seu prato, preste atenção: vamos revelar o tipo que os especialistas consideram o mais nutritivo para começar bem o dia.
Leia mais: 1 café da manhã saudável por dia da semana: nutricionista entrega como variar e não enjoar
O único pão recomendado pelos nutricionistas
Apesar de saboroso, o pão francês ou aqueles feitos com farinhas refinadas possuem um alto índice glicêmico, o que pode impactar negativamente o metabolismo e, quando consumidos com frequência, até aumentar o risco de desenvolver certas doenças.
Mas então, qual é o pão ideal? Segundo os nutricionistas, o único pão que merece um espaço na sua mesa de café da manhã é o 100% integral, feito com farinha de grãos integrais. Esse tipo de pão preserva todas as qualidades nutricionais do cereal de origem, garantindo uma série de benefícios para a saúde.
Ao optar pelo pão integral, você está escolhendo uma fonte rica em proteínas vegetais e fibras, que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e tem um baixo índice glicêmico. Além disso, o pão integral oferece uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
E tem mais: se você quiser dar um toque especial ao seu pão integral, considere as versões que incluam nozes ou sementes, que adicionam ainda mais fibras e nutrientes saudáveis. Seja comprado em uma loja ou feito em casa – até mesmo no micro-ondas –, o pão integral é uma opção versátil e nutritiva para começar o dia com energia e saúde.
Isso significa que o pão francês deve sair da sua dieta?
Embora a opção integral seja a mais recomendada, o pão francês fornece energia para o corpo e pode fazer parte de uma alimentação equilibrada também.
No entanto, como alerta a nutricionista Ellen Simone Paiva em um artigo escrito para o MinhaVida, é importante lembrar que, assim como qualquer outro alimento, esse pão pode se tornar um vilão quando consumido em excesso, devido ao seu considerável valor calórico. Por exemplo, uma unidade de 50 g de pão francês contém aproximadamente 150 calorias.
“À primeira vista, isso pode parecer muito, mas se compararmos com o pão integral – que tem cerca de 140 calorias em duas fatias (também pesando cerca de 50 g) –, a diferença calórica não é significativa. A verdadeira vantagem do pão integral está na presença de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino”, disse a especialista.
Portanto, a resposta é não, o pão francês não precisa ser completamente excluído da sua dieta, mas deve ser consumido com moderação, assim como qualquer outro alimento.
Leia também: Nem pão, nem tapioca: esses 4 lanches têm menos de 100 calorias e todo mundo ama