Nutricionista com mestrado em Neurociências e Biologia Celular e especialização em genômica nutricional, nutrição Clínic...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Se você pudesse escolher uma única fruta para incluir na sua dieta diária, qual seria? Um estudo, publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, trouxe uma resposta surpreendente: o limão ficou com a melhor classificação entre os analisados (sendo considerado uma das frutas “mais saudáveis do mundo”)!
Com uma pontuação impressionante em densidade nutricional, esta fruta lidera a lista dos alimentos mais poderosos graças à sua capacidade de fornecer uma ampla gama de nutrientes essenciais com baixas calorias.
O que torna o limão tão especial?
O estudo avaliou 47 alimentos entre frutas e vegetais com base em sua densidade de nutrientes — a quantidade de vitaminas e minerais fornecidos em relação às calorias consumidas.
Para ser classificado como um alimento poderoso, o item deveria fornecer, em média, pelo menos 10% do valor diário recomendado de 17 nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A, C, E e K, cálcio, ferro, potássio e fibras, entre outros.
O limão destacou-se por fornecer muitos nutrientes com pouquíssimas calorias. Uma unidade média contém uma alta concentração de vitamina C, importante para o sistema imunológico, além de antioxidantes que combatem os radicais livres.
De acordo com os pesquisadores, alimentos com alta densidade nutricional, como o limão, também são fundamentais para prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.
Comparação com outras frutas
Embora outras frutas, como laranja e morango, também tenham pontuado alto no estudo, o limão superou todas. Veja como ficou a classificação das frutas na pesquisa:
- Limão - 18,72
- Morango - 17.59
- Laranja - 12,91
- Lima - 12.23
- Toranja (rosa e vermelha) - 11,64
- Amora - 11.39
- Toranja (branca) - 10.47
Segundo o estudo, as pontuações acima têm relação com os valores diários de nutrientes por 100 kcal. Isso significa que o limão é o primeiro entre as frutas por ter mais nutrientes em menos quantidades de calorias totais.
Assim, isso não quer dizer que outras frutas, como banana, maçã, abacate, abacaxi e mamão, não sejam saudáveis. Apenas não entram na classificação porque o critério da pesquisa leva em conta a relação entre quantidade de calorias e nutrientes. Ou seja, por serem mais calóricas, essas frutas não pontuaram tanto.
Benefícios do limão para a saúde
O limão tem sido associado a uma série de benefícios à saúde por conta de sua alta densidade nutricional. Uma unidade média tem apenas 17 calorias, 5,4 g de carboidratos e 1,6 g de fibras.
A fruta é considerada uma excelente fonte de vitamina C, contendo cerca de 53 mg por 100 g. Também fornece pequenas quantidades de potássio, cálcio e magnésio, além de antioxidantes, como flavonoides.
Por conta dessa grande densidade de nutrientes em poucas calorias ingeridas, o limão traz muitos benefícios para o corpo. Veja alguns dos principais!
Auxilia na digestão
Em artigo no MinhaVida, a nutricionista Thayana Kirchhoff explica que o suco de limão tem estrutura similar aos ácidos do estômago, o que o torna capaz de estimular o organismo na produção de enzimas digestivas, além de estimular a produção de bile, fluido produzido pelo fígado responsável pela digestão de gorduras.
Melhora a aparência da pele
Devido à grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. É recomendada a ingestão diária de um copo de água com limão para uma pele mais viçosa.
Diminui sintomas de doenças respiratórias
Pessoas que consomem vitamina C têm 70% menos chance de contrair doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite. Além disso, estudos mostram que ingerir vitamina C diariamente pode ser eficaz para a melhoria dos sintomas de infecções virais agudas do trato respiratório.
Pode ajudar a aliviar dores de dente e na gengiva
Já que a inflamação aumenta a dor no organismo, todo alimento anti-inflamatório, como o limão, tem a capacidade de amenizar a dor. “O limão possui propriedades que combatem as bactérias e que agem como antissépticas, o que permite aliviar a inflamação e, assim, diminuir as dores no dente e na gengiva em pouco tempo", esclarece Thayana.
Melhora a absorção de ferro
Thayana explica que o consumo do limão também é eficaz para auxiliar na absorção do ferro. Isso acontece devido ao seu alto teor de vitamina C, que aumenta a capacidade do organismo de absorver o ferro não heme (encontrado em alimentos de origem vegetal), facilitando a sua transformação em uma forma mais facilmente absorvível pelo corpo.
Leia mais: Alimentos ricos em ferro: benefícios e como aumentar absorção
Como incorporar mais limão na dieta?
Se você quer aproveitar os benefícios do limão, aqui estão algumas dicas práticas para consumir mais dessa fruta versátil e supernutritiva!
- Água com limão: comece o dia com um copo de água morna com limão para estimular a digestão e ingerir mais vitaminas
- Temperos: use suco de limão em saladas, peixes e outros pratos para realçar o sabor sem adicionar calorias
- Sobremesas saudáveis: experimente preparar sobremesas leves com limão, como mousse ou sorvete caseiro sem adição de açúcares
- Chás e infusões: adicione rodelas de limão ao chá para potencializar os antioxidantes da bebida
Por ser barato, amplamente disponível e incrivelmente nutritivo, o limão é uma escolha simples para quem busca melhorar a saúde através da alimentação. Se você ainda não inclui o limão na sua dieta, talvez seja hora de reconsiderar esse hábito.