Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara Deveza é nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (F...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSabe aqueles alimentos simples que, muitas vezes, esquecemos de incluir na nossa alimentação, mas que podem proporcionar uma série de benefícios para a saúde? A aveia está no topo da lista desses ingredientes superversáteis.
Rica em fibras, ela ajuda a controlar o apetite, melhora a prisão de ventre e ainda regula o sono, já que contém melatonina em sua composição. Quer saber como aproveitar todas as vantagens desse alimento nutritivo na sua dieta? O MinhaVida explica:
Leia mais: Comer aveia todo dia faz bem? Veja benefícios desse cereal para o seu corpo
Como a aveia pode ajudar a emagrecer, melhorar o intestino e regular o sono?
A aveia é uma escolha certeira quando o assunto é alimentação saudável. Ela não só auxilia na perda de peso, como também contribui para o bom funcionamento do intestino e melhora a qualidade do sono. Segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, em um artigo anterior do MinhaVida, o segredo está nas fibras presentes nesse cereal:
“As fibras da aveia têm a capacidade de absorver água e formar uma espécie de gel no estômago, o que desacelera a digestão. Essas fibras absorvem a água presente no órgão e a ‘sugam’, crescendo de tamanho e formando um gel que reveste as paredes do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade”, explica Clarissa. Isso significa que, ao incluir aveia na sua dieta, você se sente satisfeito por mais tempo, evitando aquele impulso de comer a todo momento.
A aveia também é rica em fibras insolúveis, que ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo a incômoda prisão de ventre. Além disso, atua como um prebiótico, alimentando as boas bactérias do intestino e contribuindo para um microbioma mais saudável. Isso não só melhora a digestão, como também fortalece a imunidade.
Outro ponto positivo da aveia é sua contribuição para o sono. Por conter melatonina e nutrientes como triptofano, ela ajuda a regular o ciclo do sono, promovendo noites mais tranquilas.
Embora esse ingrediente ofereça muitos benefícios, é importante ter atenção ao seu consumo diário. “Como todo alimento rico em fibras, precisamos ingerir mais água para auxiliar na digestão. Caso contrário, pode causar gases. O excesso de fibras na alimentação também pode reduzir a absorção de zinco e cálcio”, alerta Clarissa.
Como aproveitar todos os benefícios da aveia na sua alimentação:
Para tirar o máximo proveito da aveia, existem formas simples de incluí-la na dieta. Em uma entrevista anterior ao MinhaVida, a nutricionista Paula Crook compartilhou algumas dicas:
1. Aveia com frutas
Misturar aveia com frutas é uma opção leve e saborosa. “A aveia fornece fibras alimentares, enquanto as frutas oferecem vitaminas e minerais indispensáveis, especialmente para começar o dia com muita energia”, explica Paula. Escolha suas frutas favoritas e crie combinações diferentes para o café da manhã ou lanches.
2. Mingau de aveia
O mingau de aveia é uma escolha inteligente para o lanche. “A ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico fornece energia ao corpo de forma gradual, evitando picos glicêmicos e reduzindo o risco de ganho de peso”, destaca Paula. Adicione canela, mel ou até mesmo uma pitada de cacau para deixar o prato ainda mais saboroso.
3. Sucos e vitaminas com aveia
Para quem busca praticidade, adicionar aveia a sucos e vitaminas é uma ótima ideia. Isso não só aumenta a quantidade de fibras da bebida, mas também fornece uma dose extra de carboidratos necessária em algumas situações. “Antes de um treino ou no café da manhã, quando a ingestão de carboidratos precisa ser maior, apenas o suco de frutas não supriria essa necessidade”, explica Paula. Uma vitamina de banana, aveia e leite é perfeita para dar um impulso de energia.
Leia também: 8 receitas para preparar aveia de um jeito incrível e prático