Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), atua em emagrecimento, saúde e bem-est...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A ida ao mercado para repor os alimentos em casa é um dos momentos mais desafiadores para quem deseja emagrecer. Isso porque muitas vezes, ao buscar por praticidade ou atender o desejo de comer algum ingrediente mais calórico, acabamos fazendo escolhas erradas e saindo da dieta.
Por isso o MinhaVida, com a colaboração de Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, listou 7 dicas do que fazer na hora das compras para fugir das tentações. Confira!
1. Planeje suas refeições
Uma das estratégias que podem ser adotadas para evitar a compra de alimentos que estão fora da dieta é o planejamento das refeições. “Antes de ir ao mercado, monte um cardápio da semana para evitar escolhas impulsivas”, recomenda a especialista. Com base nas refeições planejadas, monte uma lista com os alimentos que serão necessários.
Saiba mais: Você sabe para que serve um diário alimentar? Veja os benefícios e como fazer
2. Evite ir ao mercado com fome
Quando estamos com fome há mais probabilidade de cometermos compras impulsivas e fora do planejamento alimentar. Por isso, coma antes de ir às compras.
3. Prefira alimentos frescos
Ao invés de ir ao mercado uma vez ao mês, Carbinatti orienta realizar compras semanais para que os alimentos sejam consumidos ainda frescos. “Priorize frutas, vegetais, legumes e proteínas magras”, indica.
4. Foque em alimentos que ajudam na saciedade
Em sua lista de compras, inclua alimentos ricos em fibras e proteínas, como vegetais verdes, frutas com casca, leguminosas, ovos e carnes magras, que aumentam a saciedade e controlam a fome.
5. Evite corredores de salgadinhos e doces
Para não passar vontade, evite passar pelos corredores de ultraprocessados, salgados, biscoitos, refrigerantes e doces. Uma sugestão da especialista é planejar a rota que você fará no estabelecimento.
6. Leia os rótulos
Para fazer escolhas mais saudáveis é preciso entender o que se consome. Para isso, analise os rótulos e informações dos alimentos nas embalagens. “Verifique ingredientes e calorias para escolher os itens mais saudáveis, evitando alimentos com adição de açúcares artificiais, farinhas refinadas e óleos vegetais hidrogenados”, indica Letícia.
7. Compre a granel
Visite uma loja de venda a granel ou verifique se no mercado em que realizar as compras possui essa opção. Comprar sementes e grãos a granel ajuda a controlar as porções que serão consumidas e ainda evita o desperdício de alimentos.
Saiba mais: Quais são os carboidratos bons e ruins para a saúde? Um guia para você escolher certo no mercado