Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A prestigiada Universidade de Harvard dispensa apresentações. Seu famoso prato saudável, de mesmo nome, tem sido um exemplo a seguir e é baseada na antiga pirâmide alimentar. Sua equipe de especialistas trabalha na divulgação de informações sobre nutrição para melhorar a saúde de toda a população.
Leia também: As pessoas que querem perder barriga (e não conseguem) podem estar comentando esses 5 erros comuns
Como deveria ser o café da manhã saudável que Harvard recomenda
A médica e pesquisadora Monique Tello, colaboradora especialista em nutrição e dietética da Universidade de Harvard, tem escrito diversos artigos na referida instituição nos quais desmistifica a ideia que temos do café da manhã e compartilha os alimentos que considera essenciais, dando exemplos concretos de como ela prepara o café da manhã de sua família.
Consciente de que os ritmos de hoje nos deixam pouco tempo para tomar o café da manhã em casa, muito menos para replicar aquelas cenas familiares tão típicas do cinema e da televisão, onde parece que todas as manhãs estão no buffet de um hotel, Tello propõe ideias simples para cobrir os nutrientes essenciais para começar o dia e encher-se de energia de forma saudável.
Assim, um bom café da manhã deve focar em alimentos de baixo índice glicêmico, ricos em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, evitando açúcar simples, sal e gorduras de má qualidade.
Ou seja, nada de pastéis ou doces, pão branco, salsichas, cereais processados, sobremesas lácteas ou smoothies. Devemos focar em alimentos que nos forneçam energia, liberando-a aos poucos, sem criar picos de açúcar no sangue.
Leia também: Não é abdominal, mas esse exercício ajuda a perder barriga como nenhum outro
Os cinco grupos alimentares básicos para o café da manhã
Para simplificar a mensagem, Tello resume o que considera alimentos essenciais para o café da manhã em cinco grupos:
- Legumes: frutas e vegetais frescos ou congelados, inteiros e com pele quando possível;
- Cereais ou grãos inteiros (integrais) ou não processados: pães 100% integral e outras massas, aveia, trigo, cevada, quinoa, centeio e outros;
- Proteínas saudáveis: ovos (não fritos), lacticínios como iogurtes pouco gordurosos, legumes e carnes magras;
- Gorduras saudáveis: nozes e sementes, azeite virgem extra, peixe e abacate.
A receita de café da manhã saudável mais fácil e rápida
Dra. Monique Tello compartilha seu café da manhã preferido, que pode ser facilmente variado na hora para evitar complicações: uma tigela de iogurte com frutas congeladas e nozes e/ou sementes e grãos integrais.
Este é um exemplo muito nutritivo que pode ser montado em dois minutos e você pode consumi-lo em casa ou em outros ambientes, como o trabalho.
Leia também: Se você quer perder gordura localizada rápido, deve comer apenas estes 5 alimentos à noite