Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O uso do celular está mais do que normalizado em todos os aspectos de nossa vida. Mas ainda há estudos que afirmam que a conectividade constante, ou seja, estar sempre disponível e nunca perder uma notificação, pode levar a níveis mais altos de estresse. O que a psicologia diz sobre aqueles de nós que sempre têm o celular com as notificações no modo silencioso?
Reduzir as distrações
Pesquisas demonstraram que, embora estejamos acostumados a interrupções, as notificações externas – como um telefonema ou WhatsApp – reduzem nossa concentração muito mais do que sonhar acordado, por exemplo. O Dr. Daniel J. Levitin, neurocientista e autor de “The Organized Mind: Thinking Straight in the Age of Information Overload”, explicou em seu livro que “o ruído constante e a expectativa de respostas imediatas podem prejudicar nossa capacidade de concentração, por isso muitas pessoas escolhem o silêncio como forma de recuperar a calma e aumentar sua produtividade”.
Dessa forma, manter o celular no modo silencioso pode ser uma estratégia consciente para minimizar as distrações e promover um ambiente mais concentrado.
Uma pesquisa constatou ser necessários 23 minutos e 15 segundos para retomar uma tarefa após uma interrupção. Ao manter o telefone no modo silencioso, essas pessoas minimizam essas interrupções, permitindo que se concentrem e realizem mais tarefas.
Portanto, não se trata apenas de evitar ruídos, mas de criar um ambiente que facilite a produtividade. Em outras palavras, as pessoas que mantêm o telefone no modo silencioso sabem que as notificações reduzem a produtividade e a concentração, portanto, elas as evitam.
Além disso, o silêncio pode ser uma forma de proteger seu bem-estar emocional e estabelecer uma barreira entre sua vida digital e sua vida pessoal, e também significa que valorizamos nosso espaço pessoal e nossos limites: mantemos o controle sobre nosso ambiente e decidimos quando e como interagimos com o mundo ao nosso redor. Em outras palavras, eles têm maior autoconsciência e confiança.
Elas também tendem a ser muito conscientes de sua responsabilidade em relação ao ambiente e demonstram maior consideração pelos outros, pois não querem que suas notificações incomodem. Essas duas coisas são verdadeiras, mas não são os únicos motivos pelos quais as pessoas podem deixar o celular no modo silencioso.
Às vezes, é uma questões de saúde mental. As pessoas que optam por manter seus celulares no modo silencioso geralmente procuram criar um espaço mais silencioso e controlado para si mesmas.
Um método para evitar o estresse tecnológico
Considerando o grau de hiper conectividade, não é errado pensar que muitos de nós silenciamos nossos telefones para evitar o chamado tecno estresse. Esse termo, cunhado pela primeira vez pelo psiquiatra americano Craig Brod em 1984 em seu livro “Technostress: The Human Cost of the Computer Revolution”, refere-se ao estresse específico derivado da introdução e do uso de novas tecnologias e, embora originalmente se referisse ao estresse no trabalho, a verdade é que podemos sofrer com ele em qualquer área de nossas vidas.
Desativar as notificações é uma das maneiras de evitá-lo e pode significar que você é um especialista em criar um ambiente calmo para si e gerenciar proativamente as possíveis fontes de estresse.
A UNAM recomenda limitar o tempo que passamos olhando para uma tela e controlar os horários das notificações, além de incentivar mais interação pessoal e menos por meio de dispositivos. Uma das coisas que podemos fazer é silenciar as notificações, pois o bombardeio constante de notificações pode criar uma sensação de sobrecarga mental. Esse silêncio, para algumas pessoas, é uma forma de se proteger do estresse.
Há também outra explicação para manter o celular no silencioso, especialmente quando interagimos cara a cara com outra pessoa: quando fazemos isso, parece que queremos dizer à outra pessoa que ela tem toda a nossa atenção. Estamos presentes para ela. Ao silenciarmos nossos telefones, nos permitimos estabelecer conexões mais profundas e significativas. Quando estamos totalmente presentes em nossas interações, criamos laços mais fortes e relacionamentos mais saudáveis.
Você pode se sentir incomodado com o som e, por isso, o silenciou, mas isso não significa que você olhe menos para ele. Um estudo de 2022, realizado por Mengqi Liao e S. Shyam Sundar, publicado na Computers and Human Behavior, mostrou que silenciar as notificações aumenta a probabilidade de as pessoas verificarem seus telefones. A incerteza criada pelo fato de o telefone estar no modo silencioso pode aumentar a necessidade de verificá-lo.
Embora vários estudos tenham demonstrado que receber mais notificações tende a aumentar a verificação do celular, isso não se deve apenas ao som da notificação, mas porque achamos que pode haver algo de interesse por trás da notificação que perderemos se não olharmos. Ou seja, porque temos FOMO (Fear of Missing Out).
Seja qual for o motivo pelo qual você decidiu silenciar o celular, se isso o ajudar a controlar a ansiedade, o estresse e a ter melhores relacionamentos, você terá ganhado mais do que imaginava.
Saiba mais: O que significa mexer muito as pernas quando se está parado, segundo a psicologia