Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem não ama grão-de-bico, não é mesmo? Em saladas, caldos, pastas ou petiscos, de qualquer forma ele é delicioso. O complicado é quando temos que esperar quase dois dias de antecedência enquanto ele fica de molho. Para resolver esta questão, o MinhaVida descobriu o truque ideal para amolecer o grão-de-bico mais rapidamente e sem panela de pressão.
Leia também: Este é o truque ideal para amolecer o feijão de forma simples, sem usar panela de pressão
Como amolecer o grão-de-bico sem usar panela de pressão
O grão-de-bico e quaisquer leguminosas devem ficar de molho não só para reduzir o tempo de cozimento, mas porque é assim que se alcançam as propriedades nutricionais que eles têm a oferecer. A imersão permite uma melhor absorção dos nutrientes e reduz quaisquer substâncias tóxicas e/ou microorganismos que as leguminosas contenham. Para isso, basta:
- Limpar o grão-de-bico para remover quaisquer detritos;
- Enxaguar bem com água quente;
- Mergulhar em água fria durante a noite ou pelo menos uma hora antes;
- Escorrer por 10 minutos e cozinhar normalmente.
O truque secreto para amaciar o grão-de-bico é o bicarbonato de sódio. Deixe as leguminosas de molho por uma noite ou pelo menos 6 horas com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Isso vai permitir que o grão-de-bico amoleça aos poucos com mais facilidade.
Não jogue fora a água espumosa
Há quem se confunda e acredita que a água espumosa que se forma enquanto o grão-de-bico está de molho é sinal de que ele tenha fermentado ou estragado, mas isso não é verdade. Na verdade, essa água de consistência levemente viscosa é muito útil.
Ela se chama aquafaba e é formada porque é o conjunto de diversas proteínas, amido, isoflavonas, álcoois, ácido láctico e acetato. Alguns deles são derivados da fermentação que, às vezes, ocorre durante o tempo de imersão das leguminosas. É proteína pura!
Como você usa a água de imersão ou de cozimento?
A aquafaba serve para muitas coisas, pois tem a capacidade de formar espumas, possui propriedades espessantes, emulsionantes, aglutinantes e gelatinizantes. Sua principal função é substituir as propriedades funcionais do ovo em receitas como maionese, sorvete, bolo, panquecas, coberturas, hambúrgueres vegetais, etc.
- Para substituir um ovo: use três colheres de sopa (45 ml)
- Para substituir uma clara de ovo: use duas colheres de sopa (30 ml)
- Para substituir uma gema: use uma colher de sopa (15 ml).
Leia também: 7 receitas saudáveis com grão-de-bico