Dra. Gisela Savioli é nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climaté...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Melhorar a alimentação está na lista de resoluções de ano novo de grande parte das pessoas. Mas entre tantas opções, qual é a melhor dieta a seguir? Pensando em solucionar essa dúvida, a revista especializada US News & World Report divulga anualmente um ranking das melhores dietas, baseada na avaliação de especialistas em nutrição.
Na recente lista publicada pelo veículo, a dieta mediterrânea foi eleita a melhor estratégia alimentar pelo sétimo ano consecutivo. Apesar de ser conhecida como “dieta”, o hábito alimentar também abrange um estilo de vida saudável, com a realização de refeições em família e a prática de atividades físicas.
Também fazem parte do ranking a Dieta DASH, Dieta flexitariana, Dieta MIND e a Dieta da Clínica Mayo.
Saiba mais: Incluir esse alimento na sua dieta vai te ajudar a emagrecer, melhorar seu intestino e regular o seu sono
O que é a dieta mediterrânea?
Baseada nos hábitos alimentares de povos de regiões mediterrâneas, a dieta tem foco no consumo de alimentos naturais e frescos. Ao contrário de outras estratégias, a dieta mediterrânea não o emagrecimento como objetivo.
Ingredientes como leites e derivados, além de vinhos e carne vermelha, podem ser consumidos em pequenas quantidades, enquanto itens ultraprocessados e industrializados não fazem parte do cardápio. Entre os alimentos que fazem parte da dieta mediterrânea estão:
- Frutas (ameixa, laranja, manga, uva)
- Verduras (alface, espinafre, couve)
- Legumes (cenoura, pimentão, berinjela)
- Cereais integrais (farinha, aveia, arroz)
- Oleaginosas (nozes, avelã, castanhas)
- Frutos do mar
- Alimentos fonte de gorduras boas (azeite de oliva, óleo de girassol)
Benefícios da dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea promove benefícios a saúde devido ao alto valor nutricional dos ingredientes consumidos. “Um dos segredos é que, por ser diversificada e focada em alimentos naturais, essa dieta oferece o aporte de nutrientes que o corpo precisa para funcionar direito, bem como antioxidantes, fitoquímicos e compostos bioativos essenciais para prevenção e o controle de problemas de saúde”, explicou a nutricionista Gisela Savioli em entrevista prévia ao MinhaVida.
Alguns dos benefícios da dieta são:
- Previne doenças cardiovasculares como AVC e infarto
- Ajuda no controle do açúcar no sangue
- Reduz o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson
- Alivia os sintomas da artrite reumatoide
- Previne quadros de asma e rinite
- Melhora o trânsito intestinal
Saiba mais: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)