Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iLidar com pessoas narcisistas pode ser desgastante, tanto em relacionamentos pessoais quanto no ambiente de trabalho. Essas interações exigem paciência, inteligência emocional e estratégias eficazes para evitar conflitos e proteger sua saúde mental.
Leia também: Relacionamento abusivo: como reconhecer e o que fazer
Pessoa narcisista
O narcisismo é um traço de personalidade caracterizado principalmente por:
- Uma autoestima inflada;
- A necessidade excessiva de validação;
- uma dificuldade real em demonstrar empatia.
Pessoas com traços narcisistas tendem a se colocar no centro das atenções, podendo manipular situações a seu favor e até mesmo minimizar os sentimentos alheios, principalmente aqueles que lhes incomoda.
Entretanto, é fundamental a compreensão de que o narcisismo pode variar e muito a intensidade de pessoa para pessoa, ou seja, alguns podem apresentar traços leves, enquanto outros podem ser extremamente inadequados, prejudiciais e até mesmo tóxicos.
Conviver com um narcisista é sempre um problema?
Nem todo narcisista é problemático. Algumas características podem até ser úteis em determinados contextos, como no mundo dos negócios ou na liderança. Saber se colocar em primeiro lugar pode ser uma lição interessante para se aprender com um narcisista.
Afinal, esquecer constantemente de si e olhar apenas para as necessidades dos outros não vai bem. Porém, sempre olhar para si e esquecer o mundo à volta não funciona adequadamente.
O problema surge quando a busca por atenção e controle interfere negativamente nos relacionamentos, gerando sofrimento para os que estão ao redor. A falta de empatia, a manipulação emocional e a necessidade de superioridade podem levar a desgastes profundos e até impactos na autoestima de quem convive com essas pessoas.
Leia também: 4 comportamentos que antecipam o fim do relacionamento de um casal, segundo a psicologia
Mas, afinal, como lidar com pessoas narcisistas?
A boa notícia é que existem estratégias eficazes para minimizar os danos e lidar com um narcisista sem perder sua paz de espírito. Uma das técnicas escolhidas para você aprender nesse artigo hoje foi o “método pedra cinza”.
Essa técnica consiste em tornar-se o menos interessante possível para o narcisista, evitando oferecer reações emocionais exageradas ou inadequadas nas interações. O objetivo é cortar o suprimento de atenção que essas pessoas buscam, reduzindo assim a intensidade das interações (que podem se tornar se forem em excesso) tóxicas.
1 - Trabalhando com um colega narcisista
Conviver com um colega narcisista pode ser frustrante, principalmente se ele monopoliza conversas, desvaloriza os outros ou busca reconhecimento constante. Em vez de confrontá-lo diretamente (o que pode gerar mais tensão), concentre-se em manter uma postura neutra, reconhecendo as contribuições dos demais membros da equipe. Evite cair em jogos de poder e mantenha o foco no trabalho, sem alimentar disputas desnecessárias.
2 - Relacionamento com um parceiro narcisista
Se você está em um relacionamento com alguém narcisista, é fundamental estabelecer limites claros. Pessoas narcisistas costumam testar seus limites para ver até onde podem ir, então aprenda a dizer "não" sem culpa. Além disso, priorize o autocuidado e evite se desgastar tentando mudar o outro. Se a relação se tornar emocionalmente abusiva, considere buscar apoio profissional para autoproteção e autocuidado.
3 - Lidando com um chefe narcisista
Em vez de tentar confrontá-lo ou esperar reconhecimento, aprenda a se comunicar de maneira estratégica. Apresente suas ideias de forma objetiva, enfatizando como elas beneficiam a empresa (e, consequentemente, o próprio chefe). Dessa forma, você consegue influenciar sem entrar em conflitos desnecessários.
Outras estratégias para lidar com narcisistas
- Não personalize o comportamento do narcisista: o problema está nele, não em você. Não leve para o lado pessoal;
- Evite confrontos diretos: narcisistas adoram conflitos e jogos de poder. Mantenha a calma e não reaja impulsivamente;
- Estabeleça limites firmes: não ceda a manipulações. Seja claro sobre o que aceita e o que não tolera;
- Busque apoio: conversar com um psicoterapeuta pode lhe ajudar a desenvolver estratégias personalizadas para lidar com essa dinâmica.
Conviver com uma pessoa narcisista pode ser exaustivo se você não tiver autocuidado, não souber de modo claro seus próprios limites. Você não precisa se afastar de todos os narcisistas e nem se sentir refém dessa situação. Com as estratégias certas, é possível minimizar conflitos e proteger sua saúde emocional.
Se você enfrenta dificuldades para lidar com essas relações, como psicóloga clínica há 26 anos, lhe recomendo sessões de terapia. A psicoterapia pode lhe ajudar a desenvolver ferramentas positivas, conseguir estabelecer regras claras de bem-estar para todos os envolvidos.
Conte comigo, estou à disposição para lhe ajudar no seu percurso de desenvolvimento de excelência emocional. Agora que você já sabe mais sobre o tema, vem para o teste que preparei para você!