Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O queijo é um alimento tão antigo quanto amplamente difundido e consumido diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, em inúmeras variedades. E, apesar de tudo, há um grande desconhecimento sobre o assunto na população em geral. Um erro muito comum é associar queijos de pasta mole com alto teor de gordura, o que raramente é verdade.
Provavelmente se deve à ligação da textura cremosa de queijos como brie ou camembert com manteiga e outras gorduras sólidas semelhantes, que podem ser espalhadas com uma faca.
Leia também: 7 alimentos que são saudáveis e você não sabia!
A razão por trás da textura “amanteigada”
A fluidez da pasta mole do queijo brie tem o conceito ‘amanteigado’ como sinônimo, portanto esta associação de ideias não surpreende. Mas não, um queijo de pasta mole obtém aquela textura suculenta e melosa de outro componente que define sua natureza: a umidade. Ou seja, um queijo de pasta mole quase sempre será macio devido à água que contém, e não devido à gordura.
Isso não significa que sejam queijos muito leves ou com poucas calorias, pois a contribuição energética varia muito. Mas há queijos que são muito mais calóricos e, principalmente, mais ricos em gordura, e tendem a ser queijos secos e duros, como os queijos muito curados ou envelhecidos. Precisamente por perderem essa umidade, eles ‘secaram’ e concentraram seus outros nutrientes.
Os queijos mais maduros têm menos água na qual a gordura pode ser diluída; por isso, tendem a ser mais gordurosos e, portanto, muitas vezes mais calóricos. Se procura queijos com menor teor energético e mais baixo teor de gordura, o que deve priorizar são os queijos mais novos e frescos.
Leia também: Se você quer perder peso, precisa fazer essas 4 substituições nas compras do supermercado