
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Hoje em dia, ninguém duvida que a caminhada é uma das atividades mais benéficas para a nossa saúde. É fácil, você não precisa de nada especial para fazê-la e seus benefícios são reconhecidos pela ciência: ela nos ajuda a permanecer ativos, melhora a circulação e reduz o risco de doenças.
Mas será que caminhar é suficiente para nos manter em forma? De acordo com os especialistas, não exatamente. Se quisermos levar nossa saúde e condicionamento físico para o próximo nível, precisamos incorporar mais intensidade à nossa rotina.
Caminhar é bom, mas pode não ser suficiente
Caminhar faz parte do nosso dia a dia, seja para passear com o cachorro, para ir ao trabalho ou para se desconectar. Damos passos quase sem pensar nisso. De fato, caminhar não ajuda apenas fisicamente, mas também mentalmente. Steve Jobs, por exemplo, costumava fazer caminhadas para esclarecer suas ideias e, anos depois, a ciência acabou endossando essa prática.
No entanto, como Marcos Vázquez, comunicador de saúde e criador do Revolutionary Fitness, ressalta: “Caminhar é muito importante, mas não é suficiente. Você precisa adicionar atividade física vigorosa, idealmente de dois tipos: treinamento de força e exercício aeróbico. E se você também fizer algumas sessões de HIIT, melhor ainda”.
O motivo é simples: para melhorar a força, a capacidade aeróbica e até mesmo a perda de peso, a caminhada é insuficiente. Estudos como o publicado na Circulation Research confirmam que a inclusão de atividades físicas vigorosas em nossa rotina pode reduzir o risco de mortalidade de forma mais eficaz do que a caminhada e, principalmente, em menos tempo.
Por exemplo, enquanto a caminhada requer 1 hora e 30 minutos para obter certos benefícios, 45 a 50 minutos de exercício intenso são suficientes para obter resultados superiores. Isso não quer dizer que a caminhada seja inútil - pelo contrário, é um ótimo hábito para nos manter ativos - mas para cuidar de nosso corpo em todos os níveis, precisamos alterná-la com exercícios que aumentem o ritmo.
Caminhada ou treino? Ambos, mas com uma abordagem inteligente
Não há dúvidas: caminhar continua sendo um hábito essencial em nossa vida diária. É simples, eficaz e extremamente saudável. Mas para dar aquele salto na saúde e no condicionamento físico que você talvez esteja procurando, precisamos incluir exercícios mais intensos, como HIIT ou treinamento de força. Marcos Vázquez resume isso perfeitamente:
“Ainda podemos caminhar regularmente, mas devemos tentar incluir pelo menos alguns dias de treinamento de força e alguma atividade aeróbica que faça o coração trabalhar mais”.
Se você se desloca para o trabalho de carro ou de transporte público, pode dividi-lo “em dois”. Encontre um método para caminhar meia hora para ir e meia hora para voltar. Pode ser entrar no metrô duas ou três paradas mais adiante.
Se tiver um carro, estacione um pouco mais longe. Talvez você até encontre estacionamento mais facilmente. Você investirá em si, na sua saúde e, acima de tudo, estará caminhando sem perceber.
Então, à tarde, você pode praticar aquele esporte mais ativo ou vigoroso que o especialista Marcos Vázquez nos lembra. Pode ser em uma academia, mas também é possível fazer grandes progressos em casa. Com um par de halteres já é possível progredir. O segredo? O Apple Fitness+.
Com o Apple Fitness+, você pode treinar pesado em casa
O serviço dá aquele “plus” que precisamos além da caminhada. Ele está disponível no iPhone, iPad e Apple TV. E o melhor é que não precisamos de muitos equipamentos e as aulas têm a duração certa: cerca de 20 a 30 minutos. Parece pouco, mas o que importa é a intensidade das aulas.
O Apple Fitness+ leva em consideração o seu nível de experiência. Em todas as aulas gravadas, você terá um instrutor adaptando todos os exercícios para pessoas que estão apenas começando.
Um dos principais exercícios ou métodos do Fitness+ são as sessões de HIIT (High Intensity Interval Training, treinamento com intervalo de alta intensidade). Além disso, o HIIT é uma das disciplinas mais recomendadas, pois as aulas são projetadas para combinar picos curtos de esforço máximo seguidos de pequenas pausas. Isso nos permite queimar calorias até 24 horas após o término do treino.
Na Apple Fitness+ também há exercícios de força, que são ideais, como comenta Marcos Vázquez. Eles são mais calmos no sentido de elevar a frequência cardíaca, mas também têm seu lado explosivo ao levantar mais peso com os halteres, fazer flexões, entre outros.
Seja em casa ou na academia, você pode personalizar seus treinos, medir suas conquistas e aproveitar o processo. Caminhe, adicione intensidade e deixe que o ecossistema Apple seja seu parceiro na transformação (de seu corpo) e de sua saúde.
Saiba mais: Levantamento de peso é bom, mas esse exercício vai deixar seus braços musculosos e abdômen definido