
Nutricionista e educador físico da Clínica Nova Anália Estética Avançada. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamen...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física são o combo ideal para quem deseja perder peso. Enquanto a dieta fornece os nutrientes necessários para o organismo e controla a ingestão calórica, os exercícios ajudam na queima de calorias.
No entanto, o que poucos sabem é que os exercícios físicos podem ir muito além do gasto energético: eles podem ajudar no controle da fome, o que evita as famosas “beliscadas” fora de hora. Saiba mais!
Quais exercícios ajudam a reduzir o apetite?
Um estudo publicado no Journal of the Endocrine Society analisou os efeitos de diferentes exercícios nos níveis de grelina, também conhecido como o “hormônio da fome”, e revelou que exercícios de alta intensidade podem reduzir consideravelmente os índices do hormônio.
“Além disso, descobrimos que os indivíduos se sentiam ‘menos famintos’ após exercícios de alta intensidade em comparação com exercícios de intensidade moderada”, informou Kara Anderson, uma das autoras do estudo.
Saiba mais: Não é abdominal, mas esse exercício ajuda a perder barriga como nenhum outro
Quais são os exercícios de alta intensidade?
Os exercícios de alta intensidade são aqueles que exigem grande esforço físico em um curto período e com pequenos intervalos de descanso. Dessa forma, a atividade eleva rapidamente a frequência cardíaca, promovendo a queima calórica.
Um dos exemplos mais conhecidos é o treino HIIT (High-Intensity Interval Training), que envolve uma série de exercícios intensos com intervalos de descanso ativo, ou seja, com a pessoa ainda se movimentando, mas em uma intensidade menor. Normalmente, a duração desse tipo de treinamento é de no máximo 30 minutos.
“Por ter alta intensidade, o HIIT proporciona um grande gasto calórico e traz benefícios cardiovasculares incríveis”, informou o personal trainer William Petter em entrevista prévia ao MinhaVida.
Outros exemplos de exercícios de alta intensidade são:
- Levantamento de pesos
- Burpee
- Mountain Climbers
- Natação
- Corrida em sprints
- Pular corda
Saiba mais: 6 exercícios para queimar gordura do bumbum