
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Nós brasileiros adoramos queijo. Sempre temos pelo menos algumas fatias de tipos diferentes para acompanhar um jantar improvisado com uma taça de vinho ou servir como aperitivo durante as refeições. No entanto, na hora de armazená-lo para que dure mais, existe um pequeno truque que muitas pessoas desconhecem .
Em muitas casas, é comum armazenar o queijo após aberto usando papel-alumínio ou filme plástico na geladeira. O problema é que essa não é a maneira correta de fazer isso. Veja a seguir o truque para mantê-lo fresco e manter seu sabor e propriedades por mais tempo.
Leia também: Esse queijo vai te ajudar a ganhar massa muscular e fortalecer os ossos
O truque dos especialistas
Geralmente guardamos o queijo na geladeira embrulhado em papel alumínio ou filme plástico. No entanto, embora não seja uma prática ruim, se não for consumido rapidamente, pode mofar ou secar com o tempo.
Para evitar esse problema, existe um truque simples que mantém o queijo fresco e saboroso por mais tempo, evitando que ele estrague. O segredo é evitar o plástico, mesmo aquele que vem com o queijo.
Segundo a especialista em queijos e escritora de culinária Erika Kubick, esse é um erro comum, pois “o queijo está vivo e respirando, então ele precisa de oxigênio e umidade para permanecer fresco e saboroso”.
O plástico bloqueia a circulação de ar, criando um ambiente úmido que favorece o surgimento de mofo e uma textura viscosa. Por outro lado, se o queijo ficar exposto ao ar por muito tempo, ele endurece e perde o sabor.
Para melhor conservação, é aconselhável substituir o envoltório plástico por papel vegetal ou papel especial para queijo, que permite uma ventilação adequada e mantém a umidade. É importante cobri-lo completamente para evitar uma camada dura e sem sabor.
O melhor também é armazená-lo em uma área da geladeira com temperatura estável, sem mudanças bruscas, como o compartimento de laticínios ou uma área menos fria. Como alternativa, você pode usar a parte inferior ou a gaveta de vegetais. A temperatura ideal para armazenar queijo é entre 1 e 5 graus. E se na hora do consumo notarmos que há uma crosta dura, ela pode ser retirada com uma faca.
É importante ressaltar que a conservação do queijo varia conforme o seu tipo. Queijos frescos, como a ricota, duram apenas alguns dias, enquanto os de casca, os curados e os azuis podem ser armazenados por várias semanas.
Leia também: Queijo minas, cottage ou ricota: qual escolher?