
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

No geral, as ervas são verdadeiras maravilhas, não é mesmo? Elas não só são perfeitas para temperar diferentes pratos, como também dão um toque aromático delicioso e deixam a cozinha lindamente decorada com as suas folhagens.
Mas o que muita gente ainda não sabe é que entre as ervas, existe uma planta específica que oferece um benefício a mais. Ela espanta as moscas e as mantêm bem longe da comida: estamos falando do manjericão.
Por que o manjericão afasta as moscas?
O manjericão costuma ser eficaz no controle de moscas devido aos seus compostos aromáticos, como eugenol, linalol e estragol, que funcionam como repelentes naturais. Sendo assim, o que para nós, humanos, parece ser um aroma agradável, para as moscas e os mosquitos é um odor quase insuportável.
Outros benefícios do manjericão
O manjericão é uma excelente opção de erva para juntar o útil ao agradável. Além de te ajudar a manter as moscas longe da cozinha, poderá dar um sabor especial às refeições e, como se não bastasse, fazer bem à saúde.
Em entrevista para um artigo do MinhaVida, Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta, destacou alguns benefícios da dessa erva que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
“O manjericão pode ajudar no controle da glicemia, do colesterol e da pressão arterial, auxiliando na melhora da síndrome metabólica, além de ajudar na saúde bucal com a redução significativa da placa bacteriana”.
Leia também: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
Como cultivar o manjericão em casa
Para cultivar o manjericão você pode utilizar jardineiras ou vasos. Ele pode ser plantado com muda ou semente. A colheita das folhas pode começar a ser feita quando a erva já estiver bem desenvolvida, geralmente, entre 60 e 90 dias após o plantio.
O manjericão não se adapta bem em temperaturas muito baixas ou com vento intenso. Portanto, o aconselhável é que ele seja cultivado em um ambiente sombreado e bem protegido. A planta tende a crescer melhor em locais com alta luminosidade e com luz solar direta.
Leia também: Pouca gente sabe, mas essa semente ajuda a reduzir a acne