
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
A cozinha guarda muitos segredos: os mil e um usos do vinagre, as receitas secretas da vovó, a técnica ideal para lavar louça e até os melhores truques para cozinhar mais rápido. No entanto, há utensílios de cozinha com funções ou detalhes que você talvez nunca tenha notado. A boa notícia é que sempre tem alguém curioso o bastante para investigar.
Por exemplo, já falamos sobre a utilidade do furo no cabo da panela que, resumidamente, serve para apoiar as colheres usadas durante o preparo dos alimentos ou para pendurar a panela como forma de organização ou decoração. Mas outra dúvida continua: qual é a função dos furos nas tampas das panelas?
Leia mais: Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado
Qual é a função dos furos nas tampas das panelas?
Esse detalhe, aparentemente simples, tem uma função muito importante na cozinha. Segundo especialistas em física e fabricantes de utensílios, esses furos servem para liberar a pressão que se acumula dentro da panela quando ela é aquecida.
Ou seja, ao cozinhar alimentos em uma panela tampada, o calor faz com que a água e outros líquidos se transformem em vapor. Esse vapor gera pressão dentro da panela e, sem uma forma de escape, pode fazer a tampa se soltar — ou até mesmo causar um acidente, como acontece em casos extremos com panelas de pressão. Os furos permitem que o vapor escape de forma controlada, evitando o aumento perigoso da pressão.
Além disso, esses furinhos ajudam a manter uma temperatura mais estável dentro da panela, o que melhora o cozimento dos alimentos. Outra forma de entender isso é por meio da Lei de Boyle, que afirma que, quando a pressão de um gás dobra, seu volume é reduzido pela metade, mantendo a temperatura constante. Da mesma forma, se a pressão triplica, o volume cai para um terço do original.
Em outras palavras, quando o volume de um sistema permanece o mesmo, um aumento na quantidade de gás leva a um aumento na pressão. Ao permitir a liberação do vapor, os furinhos evitam que os líquidos transbordem pelas bordas e ainda otimizam o preparo dos alimentos.
Alguns fabricantes também destacam que esses furos facilitam a drenagem da água do cozimento, caso você não tenha uma peneira por perto. Por fim, muita gente aproveita esse espaço para encaixar um termômetro de cozinha e verificar a temperatura interna da panela — algo especialmente útil ao preparar massas, arroz, legumes e outros alimentos.
Leia também: Poucas pessoas sabem disso: colocar uma esponja úmida no micro-ondas é um dos melhores truques que já ouvi