
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

É fato que cozinhar ou mesmo lavar uma pilha de louça proporciona um efeito terapêutico, mas engana-se quem pensa que na cozinha só isso pode ajudar acalmar a mente.
Existe, na verdade, uma erva que é bem comum entre os brasileiros e que não só é perfeita para diferentes receitas, como também para melhorar o humor e até a concentração. Estamos falando da hortelã.
Leia também: Os sinais que seu corpo envia quando você está comendo pouca proteína
Como a hortelã ajuda no humor e na concentração?
A hortelã tem um cheiro naturalmente revigorante e mentolado. Esse aroma ativa receptores no nariz que estimulam áreas do cérebro associadas ao estado de alerta, foco e até à memória. Por isso, só de sentir o cheirinho da planta, seu cérebro já pode “acordar” e ficar mais atento.
Mas apesar da sua ação estimuladora, o cheiro da hortelã também tem propriedades calmantes. Isso ajuda a reduzir a ansiedade leve e o estresse do dia a dia, criando uma sensação de bem-estar. O é pode ser ótimo para quem trabalha ou passa muito tempo na cozinha.
Leia também: Grávida pode tomar chá de hortelã?
Outros benefícios da hortelã
Para além da influência positiva no humor e na concentração, a hortelã oferece uma série de benefícios. A erva:
- Melhora da digestão e alivia de desconfortos como gases e inchaço;
- Atua como descongestionante natural, ajudando na respiração;
- Reduz náuseas e enjoos;
- Refresca o hálito e contribui para a saúde bucal;
- Alivia dores de cabeça, coceiras e tensões musculares;
- Possui ação antioxidante e anti-inflamatória.
Como cultivar hortelã em casa
Para cultivar hortelã em casa, você só precisa de um vaso com furinhos no fundo, terra rica (de preferência com adubo orgânico) e uma muda ou galho com raiz. Ela gosta de lugares com bastante luz, mas não precisa de sol forte direto o dia todo. O ideal é deixar perto de uma janela bem iluminada.
A rega deve ser feita umas duas a três vezes por semana, mantendo a terra sempre úmida, mas sem encharcar. A hortelã cresce rápido, então é bom podar de vez em quando para ela ficar bonita e saudável.
Leia também: Boldo: pra que serve e benefícios do chá