
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Sem dúvida, uma das melhores invenções da cozinha está relacionada a qualquer coisa que permita cozinhar rapidamente. E, se você já é um adulto independente, certamente sabe quanto tempo pode ser gasto na preparação das refeições ou, pior ainda, lavando a louça. Uma dessas grandes invenções da praticidade é o forno de micro-ondas.
Esse eletrodoméstico tem alguns pontos fracos para os mais distraídos, como o prato de vidro giratório, que não é à prova de acidentes. Ou sua incompatibilidade com certos tipos de metais, que, no pior dos cenários, podem causar explosões em poucos segundos. Seja qual for o caso, é importante saber que o processo de limpeza do aparelho também exige cuidados específicos.
Leia mais: Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado
Como limpar corretamente o interior do micro-ondas
Se você já usou um micro-ondas, sabe que ele é extremamente prático, mas também pode fazer bastante bagunça. Se você cometer o erro de aquecer alimentos sem uma tampa protetora, vai perceber que a gordura e os resíduos dos alimentos espirram e acabam sujando todas as paredes internas do aparelho, além do próprio prato de vidro.
A boa notícia é que existe uma solução. A má notícia é que não dá para fazer a limpeza com qualquer produto. Algumas marcas, incluem recomendações nas instruções de uso. Elas orientam que, antes de iniciar a limpeza, o micro-ondas seja desligado da tomada. O ideal é usar um pano úmido com uma mistura de água e suco de meio limão para cada 300 ml de água.
Outra marca conhecida de eletrodomésticos sugere colocar um recipiente com água dentro do aparelho e aquecê-lo por três minutos. O vapor gerado ajuda a amolecer e soltar a gordura, facilitando a remoção com um pano úmido.
Também existe outro fabricante que recomenda eliminar o mau cheiro dos alimentos aquecendo uma mistura de bicarbonato de sódio e água, ou água com vinagre branco. Em seguida, é só remover o excesso com um pano úmido.
Essas misturas muitas vezes são consideradas "dicas caseiras", mas é interessante ver marcas confirmando sua eficácia e até recomendando o uso aos consumidores. Por fim, todas as fabricantes concordam que o prato giratório e os acessórios devem ser removidos e lavados como louça comum: com água, sabão e uma esponja. Isso também facilita a limpeza de outras áreas internas do micro-ondas.
Leia também: Poucas pessoas sabem disso: colocar uma esponja úmida no micro-ondas é um dos melhores truques que já ouvi