Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação...
iEsse é o depoimento da cirurgiã-dentista Dra. Jussara dos Santos Jorge Giorgi (ex-presidente da ABCDH Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas Homeopatas) sobre o assunto.
Achei bem interessante o depoimento. Acompanhe e pense a respeito.
Após a graduação na Faculdade, iniciamos no exercício de nossa profissão com vasto conhecimento teórico e muita vontade de trabalhar.
O tempo foi passando, fomos atendendo um maior número de pacientes e notando que por maior que fosse a nossa vontade e a do paciente, por melhor técnica empregada e com muito critério para trabalhar, nem sempre o resultado vinha a contento.
Consultamos colegas, nos atualizamos em cursos, livros, para tentar descobrir onde estava o "erro", se é que havia algum. Era necessária alguma coisa a mais. Só a técnica e a vontade de acertar, em alguns casos, não estavam bastando. Foi então que descobrimos que a homeopatia, com a qual já nos tratávamos, poderia ser exercida também por dentistas e, desta forma, aquele indivíduo que nos procura para um tratamento de canal, uma nova prótese ou uma cirurgia, não trazia consigo apenas um problema na cavidade oral, pois não é um ser dividido, que tem uma parte de seu corpo adoecida, mas sim, um ser por inteiro, corpo e mente, formando um conjunto muito próprio, com sua maneira particular de "pensar, sentir e agir" e que vibra aos acontecimentos da vida, na sua totalidade.
Abriu-se, assim, um novo caminho que logicamente não se opõe às técnicas normalmente utilizadas, mas sim, vem somar, contribuindo enormemente para nossa formação e, principalmente, no prazer e satisfação que nosso ofício deve nos trazer.
Dentro dos conceitos modernos onde um Consultório Odontológico deve ser centrado em promoção de saúde bucal, na busca de uma boca saudável em nossos pacientes, sem cáries e sem problemas periodontais, com boa função no sentido mais amplo: mastigação, fonação, deglutição e estética, com a abordagem homeopática, nós mudamos a postura de técnicos para promover a saúde com ações específicas e individuais dentro dos seguintes aspectos básicos:
- educação em saúde;
- controle de placa bacteriana;
- dieta estimulante das funções e com controle da sacarose (açúcar refinado);
- estimulação salivar;
- uso adequado de flúor;
- monitoramento profissional.
Diagnosticar vai além do que detectar uma cárie, identificar a necessidade de uma prótese, uma extração, uma restauração, etc., pois diagnosticar inclui o conhecimento dos aspectos psicológicos, o comportamento, a maneira de ser, aspectos sociais, atitudes e expectativas dos pacientes em relação à saúde geral e especificamente de sua boca.
Quanto mais global um diagnóstico, melhores as chances de sucesso na educação em saúde e nos resultados. O reflexo dos avanços na saúde é um ser humano integral, numa visão mais global, onde todas as partes são saudáveis.
Através da observação homeopática na Odontologia, criamos uma nova conscientização, um compromisso de ambos, profissional / paciente, com vantagens de se obter crianças sem cáries e sem problemas gengivais, adultos mantendo sua saúde bucal recuperada e o custo acessível à manutenção da saúde bucal através de um trabalho preventivo.
A promoção da saúde é uma necessidade, onde o paciente deixa de ser passivo e se transforma em um co-promotor para que, quando atingir níveis melhores de controle, ele passe a ser um co-doutor e saiba, até, diagnosticar possíveis problemas.
Mente sadia em corpo sadio. Bocas saudáveis em indivíduos saudáveis. A Homeopatia ajuda na compreensão individual ajudando a melhorar a conscientização e motivação de nossos pacientes.
Moises Chencinski é médico homeopata e autor do livro: Homeopatia mais simples do que parece.
Para saber mais, acesse: www.doutormoises.com.br