Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
iVocê usualmente sente que não está alcançando todo o seu potencial? Pois saiba que esse é um dos sentimentos mais freqüentemente relatados entre jovens e adultos com TDAH. Apesar de muitos adolescentes e adultos com TDAH apresentarem inteligência acima da média, eles podem sentir que não conseguiram alcançar o desejado sucesso em termos acadêmicos e ou profissionais. Muitas outras dificuldades são reportadas também no campo dos relacionamentos pessoais, sociais e afetivos.
No geral, existe um sentimento generalizado de insatisfação entre os adultos com TDAH um sentimento de que eles não estão realizando todo o seu potencial como poderiam.
É claro, muitos jovens e adultos viverão, por anos e anos e as vezes pelo resto da vida sem ter o conhecimento de que têm o TDAH. Como muitos, eles acreditam que o TDAH é doença de criança. Quando eles finalmente tomam conhecimento de que o que eles apresentam é o TDAH agora uma doença médica reconhecida e comprovada cientificamente em adultos eles geralmente referem um sentimento de alívio por entenderem o motivo de suas preocupações, prejuízos e dificuldades ao longo da vida. Para muitos, saber-se portador de TDAH só acontece após um filho ter sido diagnosticado como tal. É nesse momento que o pai (ou a mãe) percebe que sofreu dos mesmos sintomas por toda a vida. O TDAH tende a afetar as famílias, já que se trata de um distúrbio neurogenético, onde vários gens com pequenos defeitos são passados para o feto de geração a geração, ou seja, por Herança Poligênica. Por isso é que quando uma pessoa da família tem o TDAH é tão importante checar os outros membros.
Quais são os sintomas mais frequentes nos adultos e nos adolescentes?
Se você suspeita ter o TDAH, fica fácil perguntar a você mesmo as perguntas do questionário de adulto para o TDAH. As questões abaixo estão relacionadas aos três sintomas nucleares do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Cuidado, pois mesmo quem não tem o TDAH pode ocasionalmente demonstrar sinais de desatenção, hiperatividade ou impulsividade. Adultos com TDAH irão demonstrar dois ou três comportamentos consistentemente acima do perfil e obrigatoriamente apresentará claros prejuízos funcionais causando sofrimento para aquela pessoa ao longo de sua vida. Uma equipe qualificada de profissionais de saúde poderá fazer um diagnóstico acurado de TDAH no adulto e ou no adolescente.
Desatenção =
* você se sente frequentemente divagando ou "desligado"?
* você fica frequentemente distraído por cenas ou barulhos irrelevantes?
* você frequentemente erra detalhes bobos ou por falta de atenção?
* você frequentemente perde coisas ou esquece onde as colocou?
* você frequentemente tem dificuldade em seguir regras ou instruções?
Hiperatividade =
* você consegue ficar parado por algum tempo ou fica mexendo as mãos e pés quando sentado?
* você fica batendo o lápis, caneta ou os pés?
* você fica geralmente "brincando" com o seu cabelo ou suas roupas?
* você tem que se esforçar conscientemente para ficar quieto e parar de se mexer e contorcer?
Impulsividade =
* você frequentemente age sem pensar nas consequências que possam ocorrer?
* você frequentemente interrompe pessoas nas conversas? Faz comentários inadequados s/ pensar?
* você frequentemente acha sofrido esperar numa fila ou pela sua vez?
Procure um profissional experiente e de sua confiança para uma avaliação, caso você apresente dois ou mais ítens positivos.
Potencial de risco do tdah
Pesquisas mostram que adultos com TDAH têm mais propensão a:
3 vezes mais chances de ficarem recorrentemente desempregado
2 vezes mais chances de terem dificuldade para manterem amigos
47% mais dificuldade de economizar dinheiro para pagamento de contas
2 vezes mais chances de ser assaltado
Quase 2 vezes mais chances de se divorciar
2 vezes mais chances de não usar preservativo
4 vezes mais chances de contrair DST (doença sexualmente transmissível)
47% mais chance de ter recebido adiantamento de vale ao ano
78% mais chance de ser um fumante
2 vezes mais chance de estar envolvido em
3 ou mais batidas de carro
Por isso a importância de se divulgar os resultados das pesquisas, já que o TDAH pode ser potencialmente um transtorno desalentador... É muito importante sabermos que o TDAH pode gerar um sério impacto na vida da criança, agora e no futuro, ou seja, quando ela for um (a) adolescente ou adulto. Tais pesquisas reforçam que os sintomas do TDAH podem gerar sérias conseqüências.
Leia a segunda parte do texto:
A importância de traçar objetivos e metas de vida no tdah
Evelyn Vinocur é psicoterapeuta cognitivo comportamental. Atua na área de saúde mental de adulto e é especializada em saúde mental da infância e adolescência.
Para saber mais, acesse: www.evelynvinocur.com.br