Psicóloga Clinica sistêmica pós- graduada em Milão na Itália, com experiência no atendimento de questões de relacionamen...
iO casamento é algo que sempre está entre os maiores sonhos do ser humano, principalmente das mulheres. Quando pequenas assistimos a Cinderela encontrar um príncipe encantado que a fez mudar de vida e a Branca de Neve ganhar um beijo que a trouxe de volta a vida. Graças a essas imagens, depois de crescidas, partimos em busca do nosso príncipe, aquele que virá em nossa salvação.
Depois de um tempo de busca quase não acreditamos quando encontramos um homem que nos propõe um casamento e uma vida longa, feliz e segura ao seu lado. Bem parecido com o que sempre sonhamos, não é mesmo?
Daí em diante começa a hora de imaginar a igreja, a festa, a decoração, a cor do buquê, a casa, os móveis da casa e o tão sonhado vestido de noiva. Parece um sonho que esse dia chegou e você finalmente vai ter um vestido branco para chamar de seu.
Mas fazer esse monte de escolhas e tomar inúmeras decisões tem o poder de transformar a mágica do momento em estresse, angústia, irritabilidade e falta de paciência. Para piorar a situação surgem os conflitos em família, já que todo mundo tem uma dica valiosa para te dar.
Ficar imaginando e sonhando com o grande dia também pode ser motivo de tensão, porque só de pensar naquela igreja lotada já dá um friozinho na barriga, não é mesmo? Se de noite você sonha que ao entrar na igreja não tem ninguém, que na hora o vestido está pequeno ou até mesmo que o noivo desapareceu isso revela a sua ansiedade e o seu medo em relação a esse novo momento de vida.
Muitas pessoas tendem a apresentar transtorno de ansiedade, depressão, irritabilidade, estresse e até síndrome do pânico nesse período da vida devido ao conflito entre a fragilidade emocional do momento pela realização de um sonho e o receio que a nova vida não será exatamente como nos contos de fadas.
A ansiedade, a insegurança, a dúvida sobre estar fazendo a coisa certa e o desespero nesse momento são absolutamente normais. O que muitas noivas não sabem é que hoje em dia existem profissionais e métodos terapêuticos capazes de aliviar esse sofrimento. Existem psicólogos e terapeutas que se dedicam a atender noivas e também noivos desde o início dos preparativos até os primeiros meses de casado.
Com relação a tratamentos relaxantes, além das já conhecidas massagens, há os florais de Bach. Entre eles os mais indicados para essa situação são os seguintes: - Rescue Remedy: Indicado para situações de emergência, primeiros socorros, traumas, sustos e ansiedade exagerada.
- Impatiens: Para as pessoas impacientes, que querem que tudo aconteça e se resolva rápido e acabam agindo precipitadamente.
- Aspen: Para o excesso de medo, moderada ansiedade, mau presságio e a sensação constante de que algo ruim acontecerá.
Se você já está nessa fase em que o encantamento e a felicidade estão dando lugar ao estresse, a ansiedade e até a frustração, dê mais atenção às suas emoções nesse período. Esse momento foi sonhado por você algum tempo e tem que ser vivido de forma plena e tranqüila. Lembre-se que nada e nem ninguém podem estragar a sua felicidade.