Ela é gostosa até quando é enlatada e dá para comer inclusive na hora do lanchinho na forma de um bom patê light. A carne é escura e pode ser preparada assada, grelhada ou como escabeche (molho ou conserva de temperos refogados, aos quais se adiciona vinagre e que serve para conservar peixes e carnes).
Popular e de baixo custo, a sardinha é altamente nutritiva . Ela carrega um importante tipo de gordura: a Ômega-3, que promove uma limpeza nas artérias, afastando os riscos de doenças cardiovasculares.
"A sardinha é também um alimento de fácil digestão e uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras na conserva", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.
Como preparar: assada, em molhos, saladas, canapés.
Preço/kg: R$ 4
Valor Nutricional (100 gramas)
Valor calórico 134,9 kcal
Proteínas 31,61 g
Carboidratos 0 g
Gorduras 0,95 g
Sardinha ao forno com batata, cebola e tomate
Rendimento: 4 pessoas
Valor Nutricional da receita (por pessoa)
Valor calórico 251 kcal
Proteínas 28 g
Carboidratos 13 g
Gorduras 13 g
Ingredientes
4 batatas médias cozidas com sal e fatiadas
400 g de sardinha abertas, temperadas com pimenta-do-reino e limão
1 cebola fatiada
3 tomates picados
Sal e orégano a gosto
½ xícara de cheiro verde picados
4 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo
Forre uma forma refrataria com as batatas fatiadas, faça uma camada com as sardinhas abertas, depois a cebola fatiada, os tomates picados, salpique um pouco de sal, orégano e cheiro verde. Por cima de tudo regue o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 15 minutos. Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.
Receita cedida pela PB Consultoria em Nutrição
Saiba mais: Salmão é bom de qualquer jeito