Desde pequeno, Juliano Figueiredo sempre lutou pelos seus ideais! Quebrou um tabu por ser o único homem da escola a faze...
iO que significa altruísmo?
Altruísmo não é sinônimo de solidariedade como muitos pensam, é um conceito muito mais amplo. É um conceito que se opõe ao egoísmo (inclinações específicas e exclusivamente individuais ou coletivas). mark{ background:red; color:white;} .infoBox{font-family:serif !important; text-align:center;} .tippy-content{width: 281px !important;} .tippy-tooltip.red-theme{background-color: red; font-weight: bold; color: #fff; box-shadow: 0 30px 90px -20px rgba(0,0,0,0.3), 0 0 1px #a2a9b1; padding: 20px; height: auto; border: solid white 5px;} .uhname{ color: #fff !important; font-family:Georgia, serif!important; font-size:20px !important; font-weight: 900 !important; margin:0px !important; padding:0px !important; text-transform: uppercase !important;} .uhtitle{color: #fff !important; font-family:Georgia, serif !important; font-size:16px; margin:0px; padding-top:3px; padding-bottom:10px; font-weight:600!important; opacity: 1 !important;} .uhbackground {color: #fff !important;font-weight: 400 !important;font-family:sans-serif !important; font-size:14px!important; margin: 0px!important;;} .infoBox a{text-decoration:underline; color: #fff !important; font-size:14px; padding-top:4px;} .uhwhite-line{width: 57px; height:3px; background-color:#fff; margin-left: 112px; margin-bottom: 16px; border-radius: 1px;}
A palavra altruísmo foi criada por Auguste Comte, filósofo francês, que em 1830 a caracterizou como o grupo de disposições humanas, sejam elas individuais ou coletivas, que inclinam os seres humanos a se dedicarem aos outros.
Ser altruísta: exemplo
No mês de dezembro fui ao shopping comprar presentes de Natal para crianças sem lar, família, esperança, enfim, sem nada. Na loja, uma vendedora me indagou sobre quem eu presentearia, possivelmente para prestar auxílio na escolha do presente mais adequado.mark{ background:red; color:white;} .infoBox{font-family:serif !important; text-align:center;} .tippy-content{width: 281px !important;} .tippy-tooltip.red-theme{background-color: red; font-weight: bold; color: #fff; box-shadow: 0 30px 90px -20px rgba(0,0,0,0.3), 0 0 1px #a2a9b1; padding: 20px; height: auto; border: solid white 5px;} .uhname{ color: #fff !important; font-family:Georgia, serif!important; font-size:20px !important; font-weight: 900 !important; margin:0px !important; padding:0px !important; text-transform: uppercase !important;} .uhtitle{color: #fff !important; font-family:Georgia, serif !important; font-size:16px; margin:0px; padding-top:3px; padding-bottom:10px; font-weight:600!important; opacity: 1 !important;} .uhbackground {color: #fff !important;font-weight: 400 !important;font-family:sans-serif !important; font-size:14px!important; margin: 0px!important;;} .infoBox a{text-decoration:underline; color: #fff !important; font-size:14px; padding-top:4px;} .uhwhite-line{width: 57px; height:3px; background-color:#fff; margin-left: 112px; margin-bottom: 16px; border-radius: 1px;}
A simples indagação da simpática vendedora me atingiu como um arpão, que desprende sua ponta quando atinge a presa para que não a deixe fugir enquanto houver corda.
Saiba mais: Depressão e tristeza
Ela questionou: "quem são essas crianças?". Oras, eu não sei! Simplesmente as adotei numa daquelas campanhas de Natal promovidas por empresas e instituições.
Basta comprar um brinquedo para o "Joãozinho" ou a "Mariazinha" e levar a um ponto de entrega pré-estabelecido onde voluntários darão continuidade ao processo, distribuindo os presentes.
Essas campanhas são ótimas, pois ajudam muitas pessoas, principalmente à maioria de nós que é incapaz de praticar solidariedade. E quando encontra uma campanha dessa enxerga uma "oportunidade de filantropia" que aliviará a consciência até o próximo Natal.
E como o Natal sugere o altruísmo! É incrível! Todos sentem desejo de participar de alguma ação solidária, o que não ocorre durante todo o ano.
Altruísmo x egoísmo
O fato é que motivos não faltam para não sermos grandes altruístas: somos profissionais, estudantes, mães, pais, namorados, namoradas, filhos, filhas... Enfim, usamos a desculpa de que não sobra tempo de fazer nada no restante do ano.
Mas como explicar o fato de nos esquecermos de dar um "bom dia" ao frentista do posto de gasolina, à moça do caixa da padaria, à recepcionista da empresa ou a qualquer pessoa que nos atenda de alguma maneira?
Como explicar o fato de tratarmos à maioria das pessoas que vemos durante nosso dia a dia com desprezo? Será que não dá tempo para nada disso?
Sabemos que um abraço, um desejo de "bom dia" ou apenas um sorriso vale mais do que dinheiro e, quando não se tem nada, o que mais falta não é material.
Egoísmo e egocentrismo
Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. Porém, toda pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive.
O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e, então, aprender.
Como ser uma pessoa altruísta?
É inegável: o altruísmo é um hábito e bons hábitos nascem de muita disciplina!mark{ background:red; color:white;} .infoBox{font-family:serif !important; text-align:center;} .tippy-content{width: 281px !important;} .tippy-tooltip.red-theme{background-color: red; font-weight: bold; color: #fff; box-shadow: 0 30px 90px -20px rgba(0,0,0,0.3), 0 0 1px #a2a9b1; padding: 20px; height: auto; border: solid white 5px;} .uhname{ color: #fff !important; font-family:Georgia, serif!important; font-size:20px !important; font-weight: 900 !important; margin:0px !important; padding:0px !important; text-transform: uppercase !important;} .uhtitle{color: #fff !important; font-family:Georgia, serif !important; font-size:16px; margin:0px; padding-top:3px; padding-bottom:10px; font-weight:600!important; opacity: 1 !important;} .uhbackground {color: #fff !important;font-weight: 400 !important;font-family:sans-serif !important; font-size:14px!important; margin: 0px!important;;} .infoBox a{text-decoration:underline; color: #fff !important; font-size:14px; padding-top:4px;} .uhwhite-line{width: 57px; height:3px; background-color:#fff; margin-left: 112px; margin-bottom: 16px; border-radius: 1px;}
Já o egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o "eu" como referência para todas as relações e fatos.
Mas será que nos dias de hoje ainda existe alguém disposto a desenvolver esses hábitos altruístas? Ajudar uma criança em uma campanha de Natal é muito mais fácil. Basta comprar um presente. Não exige um encontro tenso com alguém sem lar, família, esperança, sem nada.
Não queremos ver o pior de nada, buscamos sempre o melhor, sabemos o quanto é bom gozar de boa comida, boa bebida, companhias agradáveis, enfim, tudo aquilo que naturalmente é belo e nos traz prazer.
Porém, o que não queremos ver existe: gente que come no lixo, a "cachaça desgraçada" que destrói tudo, milhões de crianças sem lar, milhões de idosos abandonados, milhões de dependentes químicos abandonados.
Poderia escrever mais 30 linhas sobre aquilo que preferimos fingir que não existe, o que seria inútil, pois sabemos o que ignoramos.
E pior: sabemos o quanto uma hora de atenção (o que não custa nada em dinheiro) significa para quem não tem nada.
Mudar o mundo é pretensioso demais, doar uma hora do seu tempo é mudar a vida de alguém, pelo menos por um dia, e não custa nada!
Sobre as crianças que adotei na campanha de Natal, decidi entregar os presentes pessoalmente.
Referências:
Alan Lisboa, assessor emocional, formado em Marketing, MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Juliano Figueiredo, assessor emocional, massoterapeuta complementar e de problemas psicossomáticos