Eduardo Rollo Duarte é dentista formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em Ba...
iO sedentarismo e a má alimentação trazem diversos prejuízos à saúde, como o aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes. Um dos benefícios da manutenção de um estilo de vida saudável é a prevenção de problemas periodontais, que são inflamações crônicas na gengiva que, em casos extremos podem acarretar em perda de dentes devido à reabsorção dos ossos que dão suporte a eles, provocando amolecimento dental.
Um estudo publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology, jornal especializado em odontologia, mostrou que pessoas que mantinham boa forma física e praticavam algum tipo de exercício físico com frequência eram menos propensas a este tipo de enfermidade bucal.
A gengivite é uma das principais causas de perda dentária em adultos. O estudo mostrou que doenças como diabetes, arritmias e doenças cardíacas estão relacionadas aos cuidados com a saúde bucal. A pesquisa fez uma comparação do índice de massa corporal (IMC) dos participantes e comprovou que aqueles que possuíam menor IMC e praticavam exercícios frequentemente tinham menos chances de contrair inflamações na gengiva, entre outras doenças bucais do que os participantes considerados sedentários.
A alimentação incorreta também pode levar a gengivite e cáries. As substâncias ingeridas são base para a formação de novos tecidos. Se a dieta for pobre em nutrientes essenciais ao corpo, como proteínas, vitaminas e minerais, a boca estará mais vulnerável a infecções.
A prática de exercícios e controle dos alimentos ingeridos serve não só para se ter um corpo em forma, mas também saudável. Todos os cuidados com a saúde estão ligados, é preciso cuidar tanto da saúde no geral quanto a bucal, pois uma enfermidade acaba levando a outra. Lembrando que a doença periodontal pode causar outras doenças, como as já citadas. Por isso, os cuidados com a boca, como a escovação diária, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, ajudam a prevenir tais inflamações.
Saiba mais: Periodontite e obesidade