Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Por serem unanimidade entre quem vive tentando emagrecer, alguns comportamentos e alimentos adotados sem medo podem acabar prejudicando a sua dieta. Certas posturas exigentes ou permissivas demais devem ser avaliadas com cuidado.
A nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Beatriz Botequio montou um guia com os erros mais comuns cometidos por quem quer perder peso e as orientações que podem fazê-la não cair nessas armadilhas.
1. Substituir queijo amarelo por queijo branco
Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores, ou seja, não é a melhor opção sempre. Porém, uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46.
Além disso, não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração.
Se preferir o queijo branco, escolha a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando. Ou ainda, por peito de peru misturado com uma colher de sopa rasa de requeijão light (40 calorias) ou de maionese light (29 calorias).
2. Cortar a banana do cardápio
A banana sempre levou fama de calórica, mas você sabia que uma unidade média tem só 78 calorias? Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que driblam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.
3. Reduzir o carboidratos somente à noite
Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor atividade, mas o corpo continua funcionando depois que você pega no sono. Dessa forma, não há diferença entre comer ou não carboidratos após às 18h. O truque é saber a quantidade adequada ao longo do dia.
4. Parar de tomar cerveja para não ter barriga saliente
A culpada da barriga saliente não é a cerveja por si só, mas a quantidade consumida. A bebida é calórica e, se ingerida, em excesso - algo que não é muito difícil de acontecer - pode comprometer o valor calórico diário do cardápio. Se tem vontade, tome com moderação.
5. Exagerar no final de semana
Em um ano, os dias que compreendem os finais de semana somam 104. Se, em cada um desses dias, você incluir 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg.
6. Comer produtos light em excesso
O alimento ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinônimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente.
7. Achar que pão integral engorda menos
Pães integrais são realmente saudáveis, devido a seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B e fotoquímicos. Mas, na hora da escolha do pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.
8. Exagerar na água com sabor e suco de caixinha
Água com sabor e suco industrializado são duas bebidas para se hidratar, mas é importante se lembrar da água natural por ela não conter calorias. E não só isso: os sucos de caixinha são ricos em conservantes e açúcar. Quando for consumi-los, procure investir em versões light.