Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA expressão "esse chá faz milagre" é antiga, mas continua em alta até hoje. A sábia recomendação é do tempo em que as receitas caseiras eram usadas como uma alternativa aos remédios. O tempo passou, mas os chás não saíram de moda. Talvez tenham mudado de público. Ou melhor: eles passaram a contemplar um leque maior de interessados em provar determinadas infusões. O motivo? Aquele que assola mais da metade da população brasileira: o sobrepeso. Das 100 mil espécies vegetais existentes no Brasil, apenas 1% delas foi estudada sob o ponto de vista medicinal. Ainda é pouco, mas já é o suficiente para atrair interessados.
Como agem os chás emagrecedores
As ervas que podem auxiliar no processo de emagrecimento são as desintoxicantes, digestivas, diuréticas ou calmantes. "Quando imersas em água quente, elas liberam alguns princípios ativos que agem diretamente no metabolismo, o que regula sua atividade acelerando emagrecimento", explica a Ph.D em nutrição Andrea Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. "O principal papel das ervas é ajustar o organismo e, consequentemente, dar fim ao desequilíbrio que gera o aumento de peso", diz.
Saiba mais: Dieta cetogênica leva ao rápido emagrecimento, mas possui muitos riscos
Outro fator importante e que gera resultado para quem bebe infusões frequentemente está ligado à diluição da porção de outros alimentos durante as refeições.
Alguns tipos de chás são ricos em fibras solúveis. Eles absorvem água, formando uma espécie de gel. Ao cair no estômago e no intestino, os espaços vão sendo preenchidos, criando a impressão de volume, o que aumenta a sensação de saciedade.
Além disso, alguns chás, por serem diuréticos, ajudam na perda de peso pois promovem a drenagem de líquidos das células, diminuem o peso corporal e, consequentemente, abaixam o ponteiro da balança.
Aliado da dieta
Nenhuma dieta que prevê a bebida como elemento emagrecedor terá resultado sem que a pessoa esteja atenta também a outras questões do seu dia a dia. Além de prestar atenção nos alimentos ricos em açucares e gorduras, é de fundamental importância para quem quer perder peso realizar uma atividade aeróbica.
Seja ela uma simples caminhada para ativar o metabolismo ou alguns minutos na esteira ou pedalando uma bicicleta na rua. Aí sim, uma xícara de chá antes de cada refeição poderá satisfazer quem ainda tem medo de subir na balança.
Saiba mais: Chá mate contra o colesterol
Faça em casa
Testar a eficiência de um chá emagrecedor não demanda muito trabalho. Você pode fazer em casa. Basta colocar uma colher (de chá) das seguintes ervas: chá verde, espinheira-santa, carqueja, hibisco, abacateiro, alcachofra e cavalinha. Depois, ferva um litro de água filtrada e despeje sobre as ervas.
Tape o recipiente por 8 a 10 minutos antes de coar. A bebida pode ser ingerida quente, morna ou gelada, mas recomenda-se não adoçar. O ideal é preparar uma dose a cada dia para utilizar a infusão bem fresca. De qualquer forma, o chá não deve ser consumido após 48 horas do preparo. O consumo de 6 xícaras diárias é suficiente para trazer bons resultados.