É muito importante se hidratar depois de praticar exercícios físicos. Mas, além da água, nem todo mundo conhece as bebidas que ajudam a repor os líquidos que se perde quando se transpira bastante. E muita gente fica preocupada se as bebidas isotônicas, que são bem populares, podem prejudicar os rins. A boa notícia é que essa preocupação não tem fundamento!
Estudos científicos têm mostrado que beber isotônicos de forma moderada depois dos exercícios intensos não prejudica os rins nem aumenta o risco de cálculos renais. Na verdade, essas bebidas são interessantes para hidratar e repor os sais minerais perdidos durante exercícios intensos. O problema reside no consumo excessivo, como substituir toda a ingestão diária recomendada de água pura por isotônicos, por exemplo.
O objetivo dos isotônicos é repor os líquidos e sais minerais perdidos durante exercícios pesados, evitando assim a desidratação e melhorando o desempenho esportivo.
Essas bebidas contêm sódio, potássio, cálcio e fósforo, que são essenciais para a recuperação depois do exercício. O termo "isotônico" tem a ver com a quantidade de sais minerais em relação ao sangue. Se a bebida tem uma quantidade menor de sais do que o sangue, é chamada de hipotônica. Se tem mais, é hipertônica. E quando a concentração é igualzinha ou bem parecida, como nos isotônicos esportivos, aí se chama de isotônico.
Por causa dessas características, os isotônicos têm capacidade superior quando o assunto é repor líquidos, até superando a água de coco e a água pura. Então, se você pratica exercícios físicos, os isotônicos são uma escolha interessante, porque hidratam mais rápido do que a própria água.
Portanto, pessoas saudáveis que se exercitam intensamente podem fazer uso seguro de isotônicos, sem comprovação de aumento do risco de problemas renais.
Referências
Krisher L, Butler-Dawson H, Yoder H. Electrolyte Beverage Intake to Promote Hydration and Maintain Kidney Function in Guatemalan Sugarcane Workers Laboring in Hot Conditions. Journal of Occupational and Environmental Medicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7720870/
Sweeney D, Tomaszewski J , Ricchiuti D , et al. Effect of carbohydrate-electrolyte sports beverages on urinary stone risk factors. The Journal of Urology. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19616798/