Como estamos a caminho da estação mais radiante do ano, o verão, nada mais interessante do que falarmos sobre um tema super atual: fotoproteção.
Esse é um tema amplo que voltaremos a falar futuramente sob outro ponto de vista, mas a questão que quero levantar hoje é: Proteção Solar - Radiação ultravioleta A e B - como se proteger de ambas.
Muito freqüentemente ouvimos orientação do uso diário de proteção solar proveniente das mais variadas fontes, desde aquela tia ou amiga super preocupada em cuidar da pele até a mídia em geral (televisão, revistas e jornais de alta circulação.)
A verdade é que estamos diariamente expostos a radiação ultravioleta, quando dirigimos o carro, quando saímos de casa para o trabalho ou quando caminhamos no parque. A radiação ultravioleta (UV) está presente na luz solar, sendo a UV-A causadora do envelhecimento precoce e UV-B é a principal causadora da queimadura solar e câncer de pele. Sabendo disso, podemos dizer que a orientação do uso diário do filtro solar é correta e adequada.
Se pensarmos que nossa exposição ao sol é inevitável e diária, fica claro que há um efeito acumulado da ação do sol na pele. Após anos de pequenas exposições do dia a dia, a pele demonstrará sinais relacionados ao envelhecimento precoce, na forma de rugas finas e, às vezes, profundas, além de manchas, flacidez, espessamento e desenvolvimento de lesões cancerosas.
Quando tomamos sol, já nos primeiros 15 minutos de exposição, uma série de reações moleculares são iniciadas na pele e que levam até 24 horas após a suspensão dessa exposição para regredir. Resumindo, o dano ocorre na pele rapidamente, mas as alterações em decorrência desse dano levam um tempo maior para regredir.
Já existem estudos que demonstram que o fotoprotetor previne o dano solar da pele exposta a radiação UV. Essas pesquisas, em geral, fazem a avaliação comparativa de áreas de pele que foram expostas a radiação UVA e UVB, com filtro solar e sem filtro solar.
Algumas dicas são muito importantes na hora de escolher um filtro solar adequado para uso diário, já que hoje temos muitas opções disponíveis no mercado, com formulações que ajudam no controle de oleosidade, ação anti-envelhecimento e até efeito base (maquiagem).
Fique atento a essas regras básicas:
- É importante que os filtros utilizados possuam proteção de amplo espectro - contra Radiação UVA e UVB - ambas são nocivas à pele e que estão presentes na luz solar
- Escolha protetores solares, com FPS 15, no mínimo (o FPS representa a proteção a radiação UVB que o protetor fornece).
- A proteção contra UVA pode ser identificada através do Fator de Proteção anti-UVA (PPD) ou, através de estrelas no rótulo, ambos no rótulo dos produtos. PPD > que 8 ou a presença de três estrelas no rótulo significam uma alta proteção.
- Para o dia a dia, é importante que você utilize um filtro solar que possua uma textura agradável e compatível com sua pele assim, você conseguirá usá-lo diariamente, várias vezes ao dia, sem desconforto ou formação de espinhas.
- Para pacientes com pele mais seca existem hidratantes associados a filtros solares que são muito bem indicados.
- O uso de maquiagem em associação com o filtro solar é extremamente eficiente, isso porque a coloração das bases funciona como uma barreira adicional à luz.
- A duração da ação de um filtro solar é de cerca de 2 horas. Após este período deve ser reaplicado, tanto o filtro solar, quanto a maquiagem se essa for utilizada em associação.
- A quantidade ideal por aplicação no rosto é de ½ colher de chá.
Na praia, piscina ou em exposições mais intensas:
- Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de expor-se ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
- Pessoas muito claras ou peles muito sensíveis podem se beneficiar de fotoprotetores com Fator de proteção mais alto.
- É importante o uso chapéu e guarda-sol quando for à praia. Ainda assim, use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
- Evite o sol no período entre 10 e 15 horas é nesse período que as duas radiações estão no seu pico de atividade.
O bom senso é a chave do equilíbrio. O sol apesar dos seus efeitos nocivos também apresenta efeitos positivos como prevenção da osteoporose e melhora do humor, por isso que o contato com ele, tomando os cuidados apropriados, deve ser estimulado.