Acácia Lima é empresária de marketing e comunicação, jornalista e blogueira. Editora de portal de beleza, ama tecnologia...
i"Não é sensato achar que um dia tudo dará certo". Esta frase de Daisaku Ikeda - humanista, escritor e líder budista - não tem nada de pessimista. Pelo contrário, ela nos tira do comodismo que nos faz sentar e esperar por dias melhores. Incita-nos a tomar a iniciativa com criatividade, sabedoria, coragem e bom senso.
Como todo o cidadão ocidental vítima de uma criação judaico-cristã, eu cresci acreditando que era "normal" esperar que tudo desse certo.
Foi preciso um longo caminho e décadas de insatisfação para que eu, enfim, compreendesse que a vida de é para os que constroem aquilo que desejam, independentemente de qualquer circunstância.
A vida nada mais é do que um espelho mental, uma reprodução daquilo que somos, daquilo que acreditamos, daquilo que sentimos.
Ilude-se quem vive "deixando a vida levar". Na verdade, essa pessoa não vive: empurra, delegando ao acaso dias melhores. Quem vive realiza, muda, refaz, levanta, chora e se alegra.
Vitória nada mais é do que vencer a chamada "tendência" da vida. E isto cada um sabe qual a sua. A maioria de nós que vive as últimas décadas da vida cultivando a tal solidão, acreditando que é sozinho nos encontramos. Mas não é assim.
O entendimento de si mesmo começa em nosso interior, porém é no convívio e no confronto, no companheirismo e na dedicação que vencemos o mal chamado egoísmo. No esforço de vencer este gigante é que estaremos vencendo na vida.
A vida passa e acaba. Sendo assim, é melhor escolher o destino, planejar a viagem e construir o caminho. Esperar não nos levará a lugar algum. Esperar é igual a retroceder.
Saiba mais: Depressão e tristeza