Cirurgião Vascular com ampla expertise em nutrologia. Especializou-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradf...
iQuem nunca fechou a boca para certos alimentos quando decidiu emagrecer? Com a Páscoa quase chegando parece que as comidas mais gostosas são aquelas que têm que sair do cardápio para que consigamos manter o peso ideal. Infelizmente, o chocolate talvez seja o que tem a pior fama entre esses alimentos, principalmente nessa época do ano. Mas, antes de jogar os ovos de páscoa pela janela, saiba que o chocolate traz vários benefícios para a nossa saúde, principalmente suas versões mais amargas, que tem menos açúcares e leite e maior quantidade de cacau. Veja a lista que mostra o lado positivo desse alimento.
Ele tem poderosos antioxidantes
Esse alimento é rico em polifenois, substâncias que neutralizam radicais livres- moléculas que surgem da degradação de oxigênio e que podem acelerar o envelhecimento e os problemas que costumam acompanhá-lo. Os polifenoies também têm ação preventiva contra derrames. Segundo estudos feitos Universidade de Toronto, no Canadá o consumo de uma porção de chocolate por semana diminuiu em 22% o risco de sofrer um derrame. O outro estudo mostrou que o consumo de 50 gramas do chocolate por semana reduz em 46% as chances de morte, após um AVC.
É rico em micronutrientes
O chocolate, além de gostoso, contem substancias muito importantes, como potássio (regula pressão sanguínea, nível de acidez e o funcionamento neuromuscular), ferro (atua na produção de ATP, o combustível celular), magnésio (participa da formação de ossos, do processo de coagulação do sangue, ativa vitaminas do compexo B, age sobre a insulina) e zinco (ajuda na cicatrização, estimula o sistema imune, preserva a visão, é antivirótico).
É neutro em colesterol
A gordura que o chocolate possui não atua de forma negativa nos níveis de colesterol. Na verdade, ela tem efeito contrário e ajuda a promover índices saudáveis de colesterol no sangue.
Reduz a pressão sanguínea
Comer chocolate relaxa os vasos sanguíneos e permite que o sangue flua com mais facilidade pelo corpo, o que facilita o transporte de nutriente para as células. Segundo um estudo, pessoas que comeram diariamente pouco mais de 100 g de chocolate escuro, por 2 semanas seguidas, tiveram mais sucesso em manter a pressão sob controle.
Como sempre, vale a pena lembrar, que mesmo que o chocolate traga todos esses benefícios ao nosso corpo, ele não deve ser consumido de forma exagerada ou descontrolada. A melhor hora para comê-lo é depois do almoço, já que seu índice glicêmico é bastante alto. Passe pela Páscoa de maneira saudável, sem tirar o chocolate da dieta.
Super Saúde!
Saiba mais: Dieta dos pontos