Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
iA busca pelo peso magro hoje se tornou um dos objetivos mais cobiçados por homens e mulheres, de forma que, não estando magros, eles não se sentem felizes e satisfeitos com a imagem corporal.
Em função do caos que se instalou em nossa sociedade por conta da busca desse corpo idealizado, aumenta a demanda de pessoas obcecadas pela ideia de perder peso. Mas não se percebe que a solução depende somente de comportamentos escolhidos do dia a dia, na relação com a comida e com o corpo.
Para emagrecer, tente novas condutas
A saída está em pensar, agir, comer - desenvolver comportamentos magros. Esse é o primeiro passo para se perder peso e tornar a manutenção do corpo magro efetiva. Esse novo processo, que parece tão simples, vai exigir a aprendizagem de novas condutas de comportamento:
- Trace metas realistas, dessa forma, você vai ganhar tempo para se familiarizar com novas propostas alimentares, não desistindo com facilidade. É bacana colocar um prazo médio, onde se proponha a perda de peso devagar, conseguindo assim manter o que foi perdido a cada mês. É fácil perder peso, o difícil é mantê-lo
-
- As trocas devem ser realizadas de forma consciente. Nada de sentir pena de você pelas escolhas que realizar, pois é uma opção alcançar o peso que o fará sentir-se bem. Claro que esse processo depende somente de seus comportamentos em relação à alimentação -
- Ao servir seu prato, abrir a geladeira ou parar em um local para comer, se pergunte: estou com fome, ou estou com vontade de comer?A fome é uma sensação esquisita que você sente na barriga, como se as paredes do estomago se encostassem de tanta fome, enquanto a vontade de comer é difusa, uma sensação sem explicação certa. Aí você come, mas a sensação de querer continuar a comer não passa. Parar e pensar são comportamentos adequadospara que se perceba que é só vontade de comer.
Experimente relaxar, tomar um banho, escutar uma música suave, tomar um copo de água, deitar-se no chão, e permita-se viajar um pouco na imaginação. Pense no que está sentindo, para que não use a comida para satisfazer uma necessidade que não é de se nutrir, e sim de se confortar frente a alguma sensação ruim ou situação desagradável que está sentindo no momento.
Uma boa estratégia é anotar as refeições realizadas, o horário, a quantidade, e com quem está. O objetivo é de identificar os sentimentos relacionados com a quantidade de comida ingerida e a situação ao qual se encontra na hora de comer
-
Aproveite todas as situações possíveis para utilizar as escadas, seja em supermercados, shopping, prédios etc. Parar o carro longe do local que pretende ir, levar seu cão para passear, andar de bicicleta e dançar são atividades auxiliares que ajudarão na perda de peso.
Esse processo de aquisição de novos comportamentos pode ser alcançado através de um programa de emagrecimento, onde o paciente desenvolverá um novo repertório de comportamentos. Eles serão aplicados em sua rotina alimentar de forma adequada a sua realidade, permitindo o emagrecimento e manutenção do peso almejado. Essas mudanças visam cuidar das questões emocionais relacionadas ao sobrepeso e obesidade.
É importante ficar claro que não existe mágica, mas sim a opção de se buscar uma melhor relação com seu corpo, peso, com você e, consequentemente, com sua autoestima.
Saiba mais: Dieta dos pontos